Foi sepultado na manhã deste domingo (11), no cemitério de Vila Seca, Itamar Fernando Zanette, aos 58 anos. Ex-diretor geral da Brasdiesel, Zanette dedicou 33 anos ao grupo e teve a gestão marcada pela construção da maior concessionária Scania do mundo, inaugurada em 2016 em Caxias do Sul.
A história de Zanette e da Brasdiesel teve início em 1986, quando ele saiu de Caxias, então com 24 anos, para implantar a Recapasul, recapadora de pneus do grupo em Ijuí. Em 1992, houve a transferência para Lajeado, onde se tornou gerente da filial da concessionária. O retorno a Caxias ocorreu em 2002, quando assumiu a diretoria geral da empresa, na época com mais de 400 colaboradores.
Zanette nasceu em Vacaria e viveu em Lages até os seis anos de idade, quando a família, que trabalhava com serraria, decidiu retornar a Caxias, cidade de origem. Na juventude, estudou no colégio Madre Imilda, onde participava da banda marcial. Na mesma época, em 1976, foi um dos fundadores da Torcida Organizada da SER Caxias, a Tosca. Torcedor assíduo e apoiador do clube, viajou o país para apoiar o clube.
Solidário, se preocupava em ajudar entidades beneficentes. De perfil carismático e agregador, gostava de reunir a família e os amigos, sempre com bom humor e astral elevado. Clientes, fornecedores e funcionários também conheciam o lado mais descontraído do diretor, que se destacava pela exigência e dedicação ao trabalho.
— Hoje o que a gente mais ouviu foram funcionários e amigos dizendo que tinham ele como um pai. Ensinou muito, deu muitas oportunidades, e muita gente pode crescer pessoalmente e profissionalmente a partir da convivência com ele. Era muito visionário e empreendedor. Por mais que fosse funcionário na empresa, estava sempre buscando soluções diferentes, crescimento, inovações — descreve o filho, Luís Eduardo.
Em nota, a Brasdiesel destacou a despedida de “uma grande pessoa que deu sequência ao trabalho idealizado pelo fundador Olinto Luiz Biazus. Além de um amigo eterno, um líder que se dedicou profundamente a empresa e seus colaboradores, registrando o seu legado e se tornando um ícone da Marca Scania.”
A Associação Brasileira dos Concessionários Scania (ASSOBRASC) e a SER Caxias também emitiram notas de pesar pelo falecimento de Zanette. Amigos de todo o país e também da Suécia, sede da Scania, manifestaram solidariedade à família.
Há 14 meses Zanette lutava contra as complicações de uma cirurgia no coração, mas não resistiu e acabou morrendo sábado (10), no Hospital da Unimed. Ele deixa a esposa, Liliane Regina Marcarini Zanette, os filhos Luís Eduardo, Caroline e Nathália, além da neta, Heloísa, nora e genros.