Anderson William de Freitas Brando, 39 anos, morreu na manhã de sexta-feira (16), em um acidente de trabalho na Randon Implementos, em Caxias do Sul. Após o incidente, todos os funcionários dessa unidade foram dispensados. Por volta das 15h, a assessoria de comunicação do Grupo Randon emitiu a seguinte nota:
"É com profundo pesar que as Empresas Randon informam o falecimento do funcionário da empresa Randon Implementos Anderson William de Freitas Brando, 39 anos, em acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (16/04). Estamos solidários com os colegas e prestando todo o apoio à família com prioridade."
Assim que ocorreu o acidente, a Randon notificou o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e a Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia. O advogado Cláudio Libardi, do sindicato, esteve no local no início da tarde, mas não teve acesso ao local do acidente, que estava isolado. Em reunião com representantes da Randon, ficou acordado que o sindicato iria esperar a nota oficial da empresa para pronunciar-se a respeito da morte.
Vanius Corte, gerente regional da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, revela que ainda estão na Randon Implementos, local onde ocorreu o acidente com morte, dois auditores fiscais do trabalho. Eles têm a atribuição de fazer a análise do acidente para a formulação de um relatório, em que serão apontadas as possíveis causas.
— Quando ocorre um acidente fatal e a pessoal morre no local, é tratado como uma cena de crime. Então, a polícia e a perícia vão lá. A perícia vai apontar do que o funcionário morreu, se foi traumatismo craniano ou outra decorrência. Nós, da Secretaria do Trabalho, fazemos um levantamento para apurar como isso ocorreu, se houve falha da pessoa, do equipamento, ou de procedimento. E ainda, se haviam instruções de como operar determinado equipamento. O que soubemos até agora, é que um material caiu sobre o funcionário, que operava uma ponte rolante (máquina de elevação, tipo um guindaste). De nossa parte, temos de entender por que caiu e por que isso ocorreu — explica Vanius Corte.
O gerente da Secretaria do Trabalho revela ainda, que este tipo de acidente, infelizmente, é comum em diversas empresas, nem sempre resultando em morte. Vanius diz que não pode precisar quando estará concluída a investigação, porque depende da complexidade do acidente.
Com relação a causa do acidente, a Randon ainda não se pronunciou de forma oficial para explicar o que de fato teria ocorrido.
Leia a seguir, a nota oficial do Sindicato dos Metalúrgicos
"O Sindicato foi comunicado pela empresa próximo ao meio dia. A Secretaria do Trabalho também fora comunicada para instauração de procedimento. Estaremos, de início, nos solidarizando à família e aos amigos, colocando a estrutura do Sindicato à disposição. Posteriormente trataremos de apurar as causas do acidente em conjunto com os órgãos públicos responsáveis, dando especial atenção às normas técnicas vigentes e sua a implementação na fábrica. O Sindicato atua também junto às Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e manterá tal procedimento para evitar que o fato ocorra tanto nas empresas Randon como nas demais empresas da nossa cidade. Ressaltamos que neste momento nossa prioridade é prestar toda nossa solidariedade à família".