O hibisco, conhecido pelo chá de cor intensa e sabor cítrico que produz, foi parar na cerveja da Edelbrau. A Fruit Beer, edição especial lançada há pouco mais de um mês pela cervejaria de Nova Petrópolis, na Região das Hortênsias, tem ainda frutas vermelhas, o que intensifica a coloração da bebida.
Experimental, ela faz parte do projeto BierLab, que já criou outras cervejas com sabores diferentes – mel, cacau, laranja e bergamota. A cada quatro meses, a fábrica lança um sabor diferente para oferecer aos apreciadores da bebida. A de hibisco, com teor alcoólico de 4,7% vol. (4,7% de álcool em seu volume), é considerada a mais inusitada até agora pelos sócios Fernando Maldaner e Samuel Zang.
— É um lúpulo diferenciado, uma cerveja diferente. É mais frutada e tem agradado ao público que gosta mais de sabores mais suaves — conta Maldaner.
Inicialmente, foram feitas 2 mil unidades da cerveja de hibisco. Entrar no catálogo da cervejaria vai depender da aceitação dos consumidores. Mas como 1,5 mil já foram vendidas, a chance é grande de se tornar um produto permanente da Edelbrau.
— Se for sucesso de vendas, entra para a linha — garante Maldaner.
Refrescante e levemente ácida, a Fruit Beer harmoniza com sobremesas com frutas e chocolate branco. Cada garrafa de 600 ml custa R$ 15,50 e pode ser adquirida na loja junto à fábrica, em Nova Petrópolis, no e-commerce da cervejaria e nos bares e restaurantes parceiros.
A Edelbrau foi criada em 2011 pelos amigos Maldaner e Zang. São 14 pessoas, contando com eles, envolvidas na fabricação da bebida. A cervejaria tem 23 estilos de cerveja e 13 estão em linha de produção.
Vendas pela internet
O e-commerce da Edelbrau, que estava parado, precisou voltar com força no ano passado. Com as restrições impostas pela pandemia, foi a forma encontrada pela direção da fábrica para fazer o produto chegar ao consumidor. Além de possibilitar a venda para quem está em casa, a loja virtual garante um alcance maior, porém, conforme Maldaner, o faturamento pela internet representa somente 2% do total para a empresa.
Primeira experiência foi com frutas do pomar da avó
A primeira experiência da BierLab foi a cerveja de laranja e bergamota, lançada em 2017. Mas ela não foi feita com qualquer laranja e bergamota. Foram usadas frutas do pomar da casa da avó de Fernando Maldaner.
— Tinha todo um sentimento, não era só uma cerveja — diz.
Depois da notoriedade e dos bons resultados em vendas obtidos com a Wet Bier, ou cerveja da vovó, Maldaner e o sócio Samuel Zang resolver apostar em outro produto abundante em Nova Petrópolis.
— A gente queria valorizar as coisas feitas na região, usar ingredientes daqui. Valorizar o produtor e, no ano passado, fizemos com mel, porque tem muitos produtores de mel aqui — conta.
Ainda degustando o gostinho da cerveja de hibisco, lançada no início de março, a Edelbrau já prepara o lançamento de mais uma novidade: uma cerveja envelhecida e com teor alcoólico de 9,4% vol. – a mais alcoólica já produzida pela fábrica até agora.
A Edelbrau
- A Edelbrau Cervejaria foi criada em 2011 em Nova Petrópolis.
- São 14 pessoas envolvidas na fabricação da cerveja.
- São 23 estilos de cerveja e 13 estão na linha de produção.
- Quem quiser saber mais sobre a Edelbrau e a história da cerveja em Nova Petrópolis pode visitar o espaço de visitação interativo junto à fábrica (Avenida 15 de Novembro, 4.024).
- São salas temáticas com curiosidades da região e das raízes da cultura local.
- A entrada custa R$ 45 e dá direito a um copo e degustações. Porém, neste momento, por conta da pandemia, o espaço está fechado.
- edelbrau.com.br