Está marcada para o dia 19 de março, às 11h, uma reunião virtual entre governo estadual e representantes do setor vinícola que reivindicam a retomada do convênio do Estado com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A informação foi confirmada pela assessoria do deputado Elton Weber (PSB).
Desde o início do mês, os produtores aguardavam um encontro para tratar do assunto. Eles querem que o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis) volte a ser gerido pelo Ibravin. A entidade deixou de receber os valores por conta de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) às contas do instituto e, desde então, o Consevitis, conselho formado por entidades do setor do vinho, atrelado à União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), é responsável pela gestão do fundo.
Entre as reclamações do setor estão a interrupção de projetos, programas e ações como o Programa de Promoção das Exportações de Sucos e Vinhos sob a marca Wines of Brazil e as dificuldades em relação à análise de amostras, porque o Laboratório de Referência Enológica (Laren). Além disso, os produtores rurais não se sentem representados no formato atual.
Conforme o presidente do Consevitis, Helio Marchioro, a primeira de quatro parcelas do Fundovitis já foi liberada e a prestação de contas já foi realizada (o total é de R$ 12 milhões). Segundo ele, 60% dos recursos são para a promoção do vinho gaúcho e o conselho aguarda um retorno do governo do Estado para uso de marcas como a Wines of Brazil.
O Fundovitis custeia e financia ações, projetos e programas da Política de Desenvolvimento da Vitivinicultura Estadual.