A participação feminina no mercado de trabalho brasileiro é a menor em 30 anos, e a pandemia é parte do problema. O percentual de mulheres que estava trabalhando ficou em 45,8% no terceiro trimestre de 2020, segundo os dados mais recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O nível mais baixo até então havia sido registrado em 1990: 44,2%.
A pandemia também reduziu a proporção de mulheres no empreendedorismo. Conforme pesquisa do Sebrae, no terceiro trimestre de 2020, havia cerca de 25,6 milhões donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%). Ou seja, exatamente uma em cada três. Em 2019, a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores, o que representou perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio.
O retrocesso da participação feminina nos últimos meses e as dificuldades enfrentadas por quem ainda permanece no mercado ajudaram a formatar a primeira edição virtual do Me Escuta, um projeto voltado a fortalecer as mulheres empreendedoras. Palestras serão realizadas no próximo dia 27 para ajudar quem já empreende ou está pensando em abrir seu próprio negócio a ter uma forte presença digital. Serão dicas de como transformar produto em conteúdo, de como se relacionar na internet e de como gerenciar as finanças. E o melhor: o webinar é gratuito.
— Muitas mulheres têm dificuldade com a tecnologia, e é normal, principalmente para quem tem mais de 30, porque nascemos offline. Também vamos falar de como fazer net- working e de finanças, porque não adianta ter as redes sociais bonitas se não entender de finanças — diz Alexandra Zanella, diretora da agência Padrinho e uma das parceiras do projeto.
A iniciativa é da jornalista e diretora da agência Enquadra, de Porto Alegre, Maria Eduarda Fortuna, e surgiu há quatro anos. Nas primeiras edições do Me Escuta, foram contadas diferentes histórias de mulheres para que servissem de inspiração para outras mulheres. Em 2020, a ideia era realizar um evento presencial, mas foi cancelado justamente por causa da pandemia. Em todas as edições, o objetivo sempre foi impactar de forma positiva na vida das mulheres.
Neste ano, embora com viés diferente, o projeto tem o mesmo propósito: o empoderamento feminino. A intenção é auxiliar mulheres a comunicarem o seu negócio da forma mais atrativa possível para gerar resultados.
O encontro online terá as presenças, além de Maria Eduarda e de Alexandra, de Dirlene Silva, consultora financeira, premiada em 2020 como Top LinkedIn, e Miriã Antunes, CEO na Plural e fundadora do Minas de Propósito.
"Quando decidi empreender, me senti sozinha"
As dores de muitas mulheres que decidem empreender foram também as dores de Alexandra Zanella quando decidiu abrir a Padrinho Conteúdo e Assessoria, de Porto Alegre. Jornalista de formação, construiu a carreira em empresas jornalísticas.
— Quando decidi empreender, me senti sozinha, isolada. Outras mulheres que já estavam empreendendo foram as minhas mentoras. Se não fosse por elas, não estaria celebrando os sete anos da minha agência.
Foram essas mulheres que alertaram Alexandra de ciladas do mundo dos negócios, especialmente quando se é do sexo feminino.
— Já me chamaram para dar uma palestra, mas não tinham dinheiro para me pagar. E eu tive que pagar meu próprio Uber, minha água, e depois descobrir que foi cobrada a entrada dos participantes. Foi bastante humilhante. Isso é normal para os homens? — questiona.
— Isso interfere na nossa autoestima, como ser humano e mulher. A gente começa a questionar a nossa capacidade. Eu sofro da síndrome de impostora e luto contra isso — acrescenta.
PALESTRANTES
Maria Eduarda Fortuna, fundadora da iniciativa e diretora da Enquadra: irá abordar storytelling e a importância da humanização do conteúdo.
Alexandra Zanella, diretora da Padrinho Conteúdo e Assessoria: irá tratar dos diferentes aspectos de conteúdo e de narrativas na palestra Tudo é conteúdo. Embale e comunique-se.
Dirlene Silva, consultora financeira, premiada em 2020 como Top LinkedIn: irá ensinar como entender finanças trabalhando no mundo digital.
Miriã Antunes, CEO da Plural e Fundadora do Minas de Propósito: irá falar sobre a importância do networking dentro do empreendedorismo no meio digital.
SERVIÇO
O quê: webinar do projeto Me Escuta.
Quando: 27 de março, às 9h30min.
Onde: ambiente online.
Inscrições: no endereço eletrônico bit.ly/InscricoesMeEscuta.
Quanto: gratuito.