A oportunidade de garantir uma das 506 vagas para a função de recenseador do Censo Demográfico 2021 em Caxias do Sul se encerra nesta sexta-feira (19). As inscrições para o processo seletivo organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram início no dia 23 de fevereiro e são realizadas por meio do site cebraspe.org.br/concursos. Para as 55 vagas do cargo de agente censitário, outra função para realização do Censo, as inscrições se encerraram na última segunda-feira (15).
Os recenseadores têm remuneração por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e de questionários que são respondidos no Censo. Para concorrer às vagas, é necessário ter Ensino Fundamental completo e pagar uma taxa de R$ 25,77. A previsão de duração do contrato é de até três meses, com possibilidade de prorrogação e jornada mínima de 25 horas semanais.
A seleção para o cargo será por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, ética no serviço público, noções de administração e situações gerenciais e conhecimentos técnicos. As avaliações serão aplicadas presencialmente no dia 25 de abril para os recenseadores, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.
Somente no Rio Grande do Sul, são 11.198 vagas para recenseador. De acordo com o IBGE, há oportunidades para atuação em todos os municípios do Estado.
VAGAS NA REGIÃO
CAXIAS DO SUL
- Recenseador: 506
BENTO GONÇALVES (inclui Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza)
- Recenseador: 115
FARROUPILHA
- Recenseador: 66
FLORES DA CUNHA (inclui Nova Pádua)
- Recenseador: 28
fonte: IBGE