Cerca de 200 mil toneladas de maçãs já foram colhidas em Vacaria nesta safra. O volume representa cerca de 75% da produção no município, que é o maior produtor da fruta no Estado. São 6.672 hectares de área plantada e 70 produtores — grandes produtores, na maioria dos casos. Cada hectare produz, em média, de 34 a 40 mil toneladas.
Conforme Nicolas Eigon Brandt, técnico em agropecuária da Emater de Vacaria, a safra é considerada boa, pois está dentro da média. A qualidade também agrada.
— É uma fruta boa, o produtor fez corretamente o raleio, teve os cuidados — destaca.
A cidade produz duas variedades, a gala e a fuji. Neste ano, o preço pago ao produtor está entre R$ 1,75 e R$ 1,85, considerado bom, já que em anos anteriores era menor. A maçã de Vacaria é vendida para todo o país e também exportada para para Europa e Ásia.
Neste ano, 15 mil trabalhadores, vindos de diferentes estados brasileiros, foram contratados para a colheita. A safra finaliza em 30 dias.
Em todo o Estado do Rio Grande do Sul, são 16.587 hectares de maçã. A produção é de 499.086 toneladas. O segundo maior produtor é Caxias do Sul, com 2,6 mil hectares de área.