A prática de estender ao longo de todo novembro ações de descontos em nome da Black Friday não é novidade, mas neste ano foi estrategicamente adotada pelo Shopping Villagio Caxias para combater a aglomeração de pessoas. Desde o início do mês, o mix de 150 lojas participa das semanas promocionais divididas por segmentos. Nesta segunda-feira (16), abre-se a "Semana do Estilo", que contempla itens de moda, como calçado, vestuário e acessórios. O mês Black Friday do Villagio já teve semanas "do Lar" e "do Bem-Estar". De 22 a 26, as promoções serão relacionadas à diversão, incluindo televisores, viagens, instrumentos, entre outros itens, sendo que, de 27 a 29, a ação se abre para todos os setores que aderirem à ação.
— Criamos as semanas a partir de análises que indicavam os principais interesses do consumidor, sendo esta uma alternativa para quem quiser adiantar suas compras e, assim, diluirmos também o público ao longo do mês. A participação das lojas é opcional, muitas aguardam a realização junto de sua rede, mas os lojistas têm encarado como positiva esta que é mais uma possibilidade de venda — afirma o gerente de marketing do Villagio, Alexandro Tedesco Rigon.
Em constante inovação — incluindo o reposicionamento que mudou o nome Iguatemi para Villagio — e cuidados sanitários permanentes desde a reabertura na pandemia, o shopping, que é referência para 39 municípios da Serra, também agrega às promoções de Black Friday a plataforma Delivery Center, ativada no final de outubro e com adesão de 17 lojas até o momento. Assim como o sistema drive thru para retirada de mercadorias adquiridas no shopping, o serviço unificado de entregas acompanha a digitalização impulsionada pela pandemia, sendo mais uma possibilidade de garantir as vendas mesmo com a limitação presencial imposta pelo modelo de distanciamento controlado do Estado.
— As vendas caíram bastante durante a pandemia, mas os números estão melhorando, os comerciantes começam a ver uma luz no fim do túnel. Não temos um percentual, mas esperamos, de fato, recuperar o que foi perdido ao longo do ano — garante Rigon.
Lojistas vislumbram a chance de retomada
— A Black Friday já está demonstrando que as pessoas estão voltando a comprar, e acreditamos que o Natal será um sucesso, um ponto de retomada para o comércio — projeta Herton Flores, gerente da loja Miniso, marca fast fashion de design japonês.
Aberta em dezembro no shopping caxiense, a unidade precisou traçar novos planejamentos diante dos impactos da pandemia, aproveitando os canais de venda disponibilizados pelo Villagio. Pela variedade no mix de produtos, a loja integra todas as semanas do modelo de Black Friday proposto.
— Foi uma campanha bem elaborada, que valoriza todos os segmentos. Além disso, o planejamento e divulgação antecipados fazem toda a diferença. Investindo em novidades e bom atendimento, é possível chegarmos aos mesmos índices de venda do final do ano passado, fechando 2020 com chave de ouro — afirma o responsável da loja, que oferece descontos de até 30%.
Para o Clube Melissa, que também funciona no shopping, a ação de Black Friday é uma das mais esperadas do ano. A loja deve aderir à campanha nesta semana, que é do "Estilo" no Villagio, seguindo com o movimento da franquia a partir do dia 20, em descontos que seguirão a tabela, podendo chegar a 60%.
— Acredito que não chegaremos ao nível de vendas do ano passado entre Black Friday e Natal, mas vamos recuperar e equilibrar as contas. Trabalhamos com delivery desde o começo, e mantemos o serviço com a adesão do shopping, mas agora as vendas por telentrega representam apenas 25% do total, porque as pessoas estão vindo mais presencial — comenta a gerente da loja, Carla Rejane Zattera.