A realização de mais um evento na Serra sinaliza a tão esperada retomada da economia, mesmo que com algumas mudanças, impostas pelos protocolos rígidos de segurança. Começa nesta quinta-feira (5) a 32ª edição da Feira Internacional de Turismo, no Serra Park, em Gramado.
Um dos mais importantes do segmento na América Latina, o evento organizado pela Rossi & Zorzanello vai até o próximo domingo (8) e deve discutir o futuro do turismo neste ano de pandemia. Para funcionar com segurança, se apropria do modelo de evento híbrido, com atividades presenciais e virtuais, e segue uma série de medidas sanitárias.
Entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os participantes durante toda a extensão do evento e do agendamento prévio das reuniões, via aplicativo da Festuris. São dois palcos de conteúdo; as atividades ocorrem nas manhãs de feira, com inscrições à parte. O evento é híbrido, ou seja, quem não estiver no local pode conferir as atrações no formato online.
Além disso, há o controle de temperatura dos visitantes na entrada da feira. Em caso de alteração, o visitante será encaminhado ao centro médico. Filas e lugares reservados são demarcados para garantir distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Um pedilúvio, plataforma para higiene de sapatos com solução de hipoclorito de sódio, é disponibilizado na entrada da feira. O acesso de pessoas com sintomas de covid-19 é proibido.
O credenciamento online foi encerrado na última terça-feira. Agora, os participantes devem agendar visitas aos estantes ou reuniões com expositores via aplicativo do evento, disponível tanto para Android, quanto iOS. Para isso, podem utilizar o login recebido no credenciamento.
A partir desta quinta (5), os organizadores do evento começam a atender visitantes nas secretarias, das 10h às 18h (confira mais informações abaixo). No entanto, a atividade que marca o início do festival é a Bênção nas Alturas, às 16h30min. Num sobrevoo de balão, o pastor Erlo Saul Aurich, da Igreja Aliança Bíblica de Gramado - ABG, abre a programação realizando uma bênção em um ato simbólico. A decolagem parte do jardim do Serra Park e o balão deve passar pelos céus do município. Às 20h, no auditório principal, ocorre a solenidade de abertura, que recebe os visitantes, além de autoridades como o governador do Estado, Eduardo Leite, e o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto.
Encontros e outras atividades voltadas à visitação começam na sexta-feira (6). Do meio-dia às 19h, a feira fica aberta aos participantes. Das 8h30min às 13h, o evento de conteúdo Festuris Connection Meeting reúne casos de sucesso com o tema Turismo em Transformação. Com o objetivo de debater a retomada do turismo, a atividade é realizada no auditório principal do Serra Park.
A programação completa está disponível no site da Festuris. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3286-3313, pelo WhatsApp (54) 99121.4602 ou, para quem estiver na feira, nos locais abaixo:
:: Secretaria do Participante - Feira de Negócios / Local: Hall Entrada (Pavilhão 1)
:: Secretaria do Festuris Connection - Meeting / Local: Pavilhão 2
:: Secretaria do CAEX / Local: Pavilhão 2
:: Secretaria do CAEX Espaços Luxury & Wedding / Local: Pavilhão 2
Evento reúne nomes locais, nacionais e internacionais
Entre os 228 expositores desta edição da Festuris, estão a Embratur, Acqua Lokos Parque Hotel, Azul Viagens, Hard Rock Café Gramado e Giordani Turismo, além de espaços como o do Ministério do Meio Ambiente e municípios como Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado e Cambará do Sul. Nacionalmente, há estandes do Rio Grande do Sul ao Pará, passando por Foz do Iguaçu, São Paulo e Rio de Janeiro. No mundo, expositores representam o turismo da cidade norte-americana de São Francisco, da Suíça e até da Tailândia. A lista completa está neste link.
Feira reuniu 17 mil visitantes no ano passado
Na edição de 2019, passaram pelo evento cerca de 17 mil participantes nacionais e internacionais, além de 2,7 mil marcas expositoras. Foram 250 palestras e workshops, além de 4 mil reuniões de negócios.