O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre projeções para obras envolvendo a Serra durante reunião-almoço virtual promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) nesta quarta-feira (7). Entre os anúncios, foi confirmada para 2022 a previsão de início das obras do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva.
— Vai ser o maior investimento da aviação regional do Brasil, estamos falando de R$ 200 milhões. Devemos licitar projeto (executivo) agora em novembro e aí vamos ter, ao longo de 2021, o desenvolvimento do projeto para que o mais tardar em 2022 a gente licite a obra e ela comece — afirmou o ministro.
Segundo o diretor do Mobilização por Caxias (MobiCaxias), Ruben Bisi, a previsão de duração dos trabalhos seria de quatro anos, ou seja, o aeroporto ficaria pronto em 2026, caso a estimativa de início da obra feita pelo ministro se confirme.
Além da projeção sobre o aeroporto, Tarcísio também reiterou que o projeto do porto do Litoral Norte, em Arroio do Sal, tramita junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e confirma que há interesses de grupos estrangeiros em assumir o empreendimento. Tarcísio ressaltou que, nesse projeto, o governo federal deve apenas assinar contrato de adesão e oferecer apoio institucional, sendo a responsabilidade do investimento e execução do empreendedor. O valor da obra do porto é estimado em cerca de R$ 4 bilhões.
Outras anúncios sobre obras da região
:: Pavimentação da BR-470 - de Barracão a André da Rocha: "Fizemos licitação do projeto no dia 31 de agosto. Esse projeto está hoje em contratação, são 64 quilômetros de pavimentação. Vamos concluir o projeto em 2021 e assim teremos clareza acerca do orçamento. Vamos construir o orçamento no ano que vem de maneira que 2022 iniciemos a obra."
:: Porto de Arroio do Sal: "Projeto foi submetido à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) em julho está em andamento. Reduzimos muito o prazo de tramitação desses projetos de terminal privado. O valor estimado de investimento é da ordem de R$ 4 bilhões, há interesses de grupos estrangeiros e, da nossa parte, haverá total apoio. Vamos acelerar o processo para que possamos assinar contrato de adesão. Os terminais privados ocorrem por conta e risco do empreendedor. Hoje os procedimentos para que possamos assinar contrato de adesão estão em curso na ANTAQ e na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Um grande desafio vai ser a obtenção das licenças, mas também é outra questão que é de responsabilidade do empreendedor."
:: BR-116 - "Existe uma solução bastante interessante, de maior viabilidade: a absorção da RS-122, incorporaria isso, uma BR e faríamos um binar. Então teríamos uma subida num sentido e a descida no outro sentido e, com isso, aliviaríamos muito o trânsito de Vacaria a Caxias. Faríamos um binário usando a 122 conjugada com a 116. Estudo de viabilidade mostra que parece fazer muito sentido."
:: Prologamento da BR-448 - "O Eveteia (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) do prolongamento da 448 deve ser concluído até dezembro, mas está nos apontando um empreendimento da ordem de R$ 1 bilhão. Não é um empreendimento que vai tomar corpo muito brevemente. Não temos fôlego financeiro hoje, nem fiscal, não temos espaço para isso. Estudo está ficando pronto, mas não tem dinheiro, R$ 1 bilhão. É impossível para nós assumirmos uma obra dessa envergadura com o espaço fiscal que nós temos. É uma obra que vai ficar para o futuro."