A oferta de vagas de emprego segue na agência do FGTAS/Sine em Caxias do Sul, mesmo que tenha passado por um período com menor número de oportunidades, mas a quantidade de interessados mudou.
Se no início do ano, mesmo em meses de férias, a busca fazia com que servidores distribuíssem cerca de 100 senhas por dia, os meses de maio e junho apresentaram queda para 20 a 30 pessoas por dia. O mês de agosto demonstra certa recuperação, com cerca de 50 pessoas buscando a agência diariamente. A sede, na Avenida Julio de Castilhos, permanece aberta por ser considerado serviço essencial. Nesta quinta-feira (27), 39 senhas foram distribuídas para oferta de 90 vagas.
Leia mais
Em Caxias, procura por seguro-desemprego até julho é 91% maior do que no mesmo período de 2019
A baixa procura é explicada por três fatores segundo o coordenador da agência em Caxias, Maurício Adamatti. São eles: faltas de informação e capacitação e seguro-desemprego. O auxílio do governo é tido como um dos principais aspectos para o menor interesse.
— Muitas pessoas ficaram desempregadas durante a pandemia. Alertamos sempre que o seguro é emergencial, é para o caso de não conseguir, mas muitos ainda têm a cultura de receber todas as parcelas e procurar emprego somente ao final — diz.
Conforme Adamatti, o efeito é resultado das demissões relacionadas à covid-19. Por conta disso, muitos receberam o seguro nos últimos cinco meses. Como a previsão é de que a maioria conclua as parcelas em meados de dezembro – as parcelas podem ser de três a cinco meses, a estimativa é de aumento da busca para o final do ano. A procura pelo seguro-desemprego foi 91% maior no mês de julho, comparado ao mesmo período do ano passado, conforme o próprio Sine.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em junho, por exemplo, o saldo de empregos foi de -662 vagas no mercado. O pior mês em Caxias foi abril, registrando um saldo de -5.255 vagas. O mês de julho já reflete melhora, com -280.
Para tentar compensar a baixa procura, o Sine está localizando cadastros antigos para telefonar e informar as vagas disponíveis.
— Tem emprego, não como a gente gostaria, mas tem. Pedimos que as pessoas consultem essas vagas, olhem o trabalho do Sine — afirma.
O número de vagas ofertadas entre maio e junho era de 45 enquanto que, neste mês, subiu para 90, com 26 novas abertas na última semana. Os cargos que exigem menor capacitação, geralmente, são preenchidos com mais facilidade. Exemplos das profissões que estão difíceis de preencher com formato urgente de contratação são: mecânico de motor a diesel e cortador de pelos de animais.
Nesta semana, entre as vagas divulgadas, estão: auxiliar de linha de produção, atendente de padaria, costureira, estofador de móveis, fresador, mecânico e serralheiro.
O Sine atende das 8h às 14h de segunda a sexta-feira. As vagas são divulgadas diariamente na página do Facebook. As empresas podem enviar e-mail para vagascaxias@fgtas.rs.gov.br para oferta de emprego. Já o seguro-desemprego é feito online mas o cidadão que tenha dúvidas, pode agendar um horário para atendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3223-7071.
Leia também
Pais, funcionários e proprietários de escolas infantis fazem manifestação pela volta às aulas em Caxias
Serra propõe comércio com metade dos funcionários e 25% de lotação na bandeira vermelha
Prefeitura de Caxias gasta quase R$ 2 milhões para manter UPA Central enquanto aguarda habilitação federal