No processo de adaptação ao mundo envolvido pela pandemia de coronavírus, mesmo hábitos rotineiros singelos ficaram comprometidos. Em ambientes públicos, empresas e estabelecimentos como academias, por exemplo, o mero ato de utilizar dispositivos de acionamento de água acabou sofrendo obstruções, em especial bebedouros, em sua maioria desativados em razão de a saliva ser um dos principais meios transmissores da doença.
Não há interdição física, entretanto, que impeça o exercício da criatividade. Nas semanas iniciais em que o Brasil vivenciava seu primeiro período de restrições, a Filtrolar, empresa caxiense especializada em assistência técnica, revenda de bebedouros, filtros de água e purificadores, viu seus produtos perderem mercado. Foi quando, da mente do próprio proprietário, Gilberto Abramo Adami, surgiu a ideia de não necessariamente explorar outro nicho, mas apenas adaptar o seu produto à pandemia.
Por meio de mudanças praticamente discretas, a empresa passou a oferecer bebedouros com acionamento por pedal mecanizado. Além de evitar o uso das mãos para acionar o equipamento, a torneira de boca (a menor) é desativada e, junto à torneira de copo, um anel que impede a aproximação da boca do usuário. O kit pode ser vendido já instalado ou pode ser adquirido em separado.
— É bem comum que as pessoas coloquem diretamente a boca na torneira dos bebedouros. Então acabamos criando esse dispositivo que impede e reduz o risco de contaminação pelos fluídos, fazendo com que o usuário use uma garrafinha ou um copinho mesmo — destaca o gerente comercial da Filtrolar, Humberto Adami.
Desde que a ideia foi lançada, foram vendidas em torno de 150 peças, e o que era para ser um quebra-galho da empresa tornou-se um dos carros-chefes.
— Estávamos com perspectiva de queda de 70% de faturamento, mas não só conseguimos manter o patamar de vendas (projetado antes da pandemia) como também superamos a nossa meta em 30%. A gente costumava vender de 20 a 30 bebedouros por mês (antes da pandemia), mas agora, com esse tipo de material, conseguimos vender 30, 40 numa única venda. Hoje, as maiores empresas de Caxias já compraram de nós, vendemos para fora do Estado também, está se tornando um carro-chefe — ressalta Adami.
O kit separado por ser adquirido por uma média de R$ 170 e é de fácil instalação. A empresa também vende o material já montado com bebedouro. Nesse caso, o equipamento pode custar de R$ 700 a R$ 1 mil.
Manter produto depois da covid-19
Deu tão certo o bebedouro de pedal e com restrições à aproximação das torneiras que a empresa já ampliou a "linha anti-covid". Agora, além do dispositivo mecânico, revendem também tótens de álcool gel. Para o bebedouro por pedal, os planos são de manter o produto disponível mesmo com o eventual controle da pandemia.
— Os nossos clientes se interessaram porque, independente da covid ou não, eles querem usar esse tipo de equipamento para precaver qualquer contaminação, mesmo que não seja mais por covid — acrescenta o gerente comercial.
A LINHA ANTI-COVID
O quê: pedal mecanizado para bebedouros e vedação de contato de usuário a torneiras.
Público-alvo: empresas, indústrias e espaços com grande circulação de pessoas e que dispõem de bebedouros para uso.
Onde: Filtrolar (Rua 20 de Setembro, 2.897 _ Sala 01 _ Caxias do Sul).
Contato e informações: (54) 3223.2299 / (54) 3028-9678 / www.filtrolarcaxias.com.br.
Valor: em torno de R$ 200 (kit separado) / entre R$ 700 a R$ 1 (montado com bebedouro).