Aplicativos de serviços se infiltraram gradativamente na vida dos brasileiros nos últimos anos. Do início da pandemia para cá, então, nem se fala, praticamente se tornaram rotina, em especial para pedidos de refeições. Para o consumidor, que busca a praticidade em si proporcionada pela tecnologia, acaba sendo conveniente utilizar os mais conhecidos, aqueles que, portanto, têm maior poder de marketing, como Ifood e UberEats. No entanto, em Caxias do Sul, muito antes da chegada das megacorporações do segmento, um aplicativo local foi vanguarda no serviço: o Unemix.
A plataforma surgiu em 2012, quando haviam apenas dois aplicativos em uso na cidade, o Devorando e o Click Restaurantes, ambos já extintos (o Devorando foi adquirido em 2016 pelo iFood). De 2012 a 2018, a tecnologia desenvolvida pelo empresário Leandro Dal Bó cresceu 50% anualmente. Em 2019, a concorrência tornou-se mais difícil diante do aumento da adesão aos demais aplicativos. Ainda assim, Dal Bó comenta que, no ano passado, novamente houve crescimento no faturamento:
— Não foi de 50%, mas crescemos 15%, o que já considero bom, considerando que tenho uma concorrência pesada. Além do marketing dessas empresas ser muito maior, os próprios subsídios deles, eu não tenho condições de oferecer com a mesma frequência, como descontos e cupons. A Uber (UberEats), por exemplo, assume prejuízo para ganhar mercado, eu não tenho como fazer isso — revela Leandro.
Atualmente, o aplicativo conta com cerca de 90 restaurantes cadastrados e em torno de 20 mil usuários. Entre os estabelecimentos, cinco são exclusivos.
— Um dos nossos diferenciais é ter cinco restaurantes tradicionais exclusivos. Então esses restaurantes é que muitas vezes acabam chamando para o aplicativo — conta Leandro.
Além da exclusividade de algumas marcas, outras particularidades do Unemix são: taxas de comissão de média de 10% por pedido, menor que UberEats e Ifood (mas os restaurantes devem ter entregadores próprios); opção de busca no estabelecimento; e maior facilidade de contato com suporte técnico.
O percentual inferior de cobrança influencia também nos próprios preços praticados pelos restaurantes, de acordo com Leandro.
— Tem restaurantes que aumentam o preço para bancar a taxa do aplicativo, não acontece tanto no nosso, pois temos taxa menor.
Durante o período de pandemia, o incremento foi de aproximadamente 30%, segundo o empresário, embora esteja diminuindo nas últimas semanas.
Na disputa com gigantes, ele diz que se orgulha de ser concorrência:
— Me orgulha ainda estarmos operando e conseguindo diversificar. Me vejo como uma resistência.
Além de Dal Bó, a Unemix tem três funcionários fixos, além de vínculo com terceirizados.
Melhoria de funcionalidade e absorção de marca
Desde o início de maio, o Unemix está repaginado. Tudo visando melhorar a competitividade, segundo Leandro Dal Bó.
— Lançamos versão totalmente nova. Foi refeito, do zero, justamente visando diminuir os cliques (para as compras) e adequado à concorrência em termos de funcionalidade — explica.
Em março, Dal Bó também adquiriu o Wdelivery, aplicativo voltado a consumidores de São Paulo e que usava a plataforma do Unemix para as vendas. Na absorção, foi comprada a carteira de 70 restaurantes vinculada à marca paulista.
A Unemix
:: Plataforma de delivery de comida com funcionalidade exclusiva em Caxias do Sul.
:: Criada em 2012.
:: Conta com cerca de 90 restaurantes e 20 mil usuários cadastrados.
:: Em torno de 5 restaurantes tradicionais são exclusivos do aplicativo.
www.unemix.com.br
Contato: (54) 3419-0293.
Funcionalidade
:: A taxa de comissão é de média de 10%.
:: Todos os restaurantes precisam ter entregadores próprios.
:: Oferece possibilidade de retirada no estabelecimento.
:: Suporte técnico é acessível e rápido.