Os representantes das duas entidades que representam o comércio caxiense comemoraram a decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) que flexibiliza o decreto para a retomada das atividades econômicas no setor na Serra Gaúcha. Na tarde de quarta-feira, Leite anunciou que o fechamento do comércio seria mantido em novo decreto até o dia 30 de abril nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias. A medida repercutiu negativamente entre os prefeitos de região e representantes do segmento.
Leia mais:
Prefeito de Caxias do Sul comemora abertura do comércio confirma pelo governador
Governador do Estado libera flexibilização da atividade econômica na Serra Gaúcha
Após conversa com Eduardo Leite, prefeitos da Serra projetam abertura do comércio
Na manhã desta quinta-feira, os prefeitos de Caxias, Flávio Cassina (PTB) e Guilherme Pasin (PP), tiveram uma audiência online com o governador e apresentaram informações sobre a situação da pandemia do coronavírus e o reflexo econômico no comércio da Serra. No início da tarde, Leite anunciou que irá assinar um novo decreto flexibilizando as restrições também para a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, formada por 14 municípios.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, Renato Corso, disse que a categoria está "vibrando" com a decisão do governador. Ele ressalta também o apoio recebido de Cassina. O dirigente conta que, desde o início das negociações para a reabertura dos estabelecimentos comerciais, a entidade propôs a retomada com 25% do número de funcionários. Disse ainda que um dos pedidos da categoria é a reabertura das lojas dos shoppings da cidade. Corso ressalta que a reabertura do comércio será realizada com responsabilidade e a entidade prepara uma campanha de orientação para a categoria:
_ Estamos vibrando com a nova decisão do governador. O prefeito Cassina já tinha demonstrado que queria abrir o comércio. A gente precisa salvar vidas, mas também precisamos salvar o comércio de Caxias. Estávamos muito preocupados com o número de demissões. Estamos com a esperança de abrir já amanhã (sexta-feira). Vamos retornar com muita calma, muita responsabilidade, respeitando as orientações como o uso de máscaras e proibindo o acúmulo de pessoas dentro as lojas.
A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, também recebeu a nova decisão do governador com satisfação. Ela conta que aguarda a publicação do decreto municipal com as normas para a reabertura do comércio local, mas ressalta que a categoria está preparada para retomar o trabalho já a partir desta sexta.
_ Vamos aguardar o decreto municipal, mas com certeza poderemos abrir amanhã (sexta). Acredito que o decreto vai contemplar todo o comércio caxiense. Podemos abrir com o horário reduzido ou escalonado, somente à tarde, ou ainda com 30% do número de funcionários. Acredito que, a partir de amanhã (sexta-feira), estaremos abertos _ comemora.
Leia também:
Caxias do Sul registra mais três casos e agora são 41 pessoas infectadas pelo coronavírus
Salários para próximo mandato serão votados pela Câmara de Caxias do Sul no dia 23
Atestado odontológico impede depoimento do prefeito de Farroupilha em comissão que analisa irregularidades