Há dois anos, Marciana Silveira, 50, não imaginava que estaria começando 2020 matriculada em uma universidade. Sem emprego e com pouco estudo, ela queria apenas conseguir um trabalho com carteira assinada. Longe há quatro anos do mercado formal de trabalho, ficou sabendo de um projeto que auxiliava na elaboração de currículos. Foi atrás e recebeu não apenas um CV reformulado, mas o incentivo para voltar a estudar.
Marciana, então, retornou aos bancos escolares para concluir o Ensino Médio. No Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), uma colega a indicou para uma vaga no Hospital do Círculo. Com o currículo novo em mãos, foi para a entrevista e, dias depois, estava empregada no setor de higienização.
— Estava há quatro anos desempregada. Nesse meio tempo, cuidei de uma senhora, mas era um bico. Não estava conseguindo nada. A Carla arrumou meu currículo, eu já estava indo atrás de estudar e a colega me indicou. Casaram as coisas — comemora.
Carla a quem Marciana se refere é uma das idealizadoras do Currículo Solidário, projeto que auxilia quem está em busca de emprego a elaborar um bom CV. Marciana, aliás, foi uma das primeiras pessoas a receber ajuda em 2018, quando a iniciativa surgiu. Encorajada por Carla, buscou o sonho da graduação.
— Sempre incentivo. Falei para fazer o Médio e ela terminou. Fez o Enem e me contou na semana passada que ganhou uma bolsa 100% para cursar Administração. É só gratidão — emociona-se Carla Teixeira da Mota.
Nesses dois anos de projeto, 500 currículos já foram elaborados para moradores não só de Caxias do Sul, mas de outras cidades do país. Dez editores se revezam na tarefa de melhorar os CVs enviados por e-mail. Quando o candidato prefere, eles imprimem o documento. Já na página no Facebook, os voluntários publicam dicas de como se portar em uma entrevista de trabalho, por exemplo, além de oportunidades de emprego e qualificação.
— O currículo é a tua porta de entrada, se não for o que a empresa espera, vai descartar — ensina Carla, graduada em Ciências Contábeis e Gestão Financeira com pós-graduação em Controladoria e Finanças e RH e Cálculos Trabalhistas e MBA em Governança Corporativa e Riscos.
500 currículos em dois anos
Carla começou oferecendo ajuda para elaboração de currículos em grupos no Facebook a partir do perfil pessoal. Para organizar melhor a demanda, em janeiro, ela e a amiga Gabriela Menin criaram uma página na rede social. Elas contam com o auxílio de Camila Bresolin, Suelen Brolese, Giliani Zuco, Marco Jablonsk, Matheus Girelli, Valesca Costantin, Elis Regina Camargo da Silva e Rosa Marlene Ribeiro Da Rosa.
Apenas no primeiro mês do ano, 300 currículos chegaram na caixa de entrada do grupo. Como todos trabalham e desenvolvem o projeto de forma voluntária, têm como meta devolver por semana 10 currículos reformulados.
O projeto também conta com apoio de empresas que fornecem folhas e toner para impressão de currículos quando o candidato solicita – há casos em que a pessoa ainda prefere entregar o CV pessoalmente.
— O que paga é a pessoa dizendo que conseguiu uma entrevista, um emprego — afirma Carla.
SAIBA MAIS
:: Interessados em ter um currículo elaborado pelo projeto devem enviar e-mail para curriculosolidariocaxias@gmail.com
:: As vagas de emprego são publicadas na página do Facebook.
:: Empresas que desejarem divulgar vagas de emprego na página do projeto podem enviar as oportunidades para o e-mail do projeto.
O QUE UM BOM CURRÍCULO PRECISA TER
A ideia de ajudar na elaboração do currículo surgiu porque Carla percebia que muitas pessoas estavam desempregadas e o problema era no currículo. Não deixar claro, por exemplo, a função que deseja desempenhar, é um dos erros apontados por Carla. A pedido do Pioneiro, ela listou o que um bom currículo precisa ter. Confira:
:: Nome
:: Idade
:: Estado civil
:: Endereço
:: CNH
:: Telefone e e-mail
:: Objetivos (três no máximo)
:: Formação acadêmica
:: Experiência profissional (três últimas com data de entrada e saída e as funções desempenhadas)
:: Cursos e especializações