O Inova RS deve apresentar até abril o mapeamento de atividades na área de inovação desenvolvidas individualmente em 47 municípios que compõem o comitê da Região da Serra e Hortênsias. Essa será a primeira ação do projeto do governo do Estado na Região. A ideia é definir quais são as linhas prioritárias para a região trabalhar conjuntamente, conforme o coordenador do comitê, Silvio Pasin
— Nós entendemos que temos de trabalhar regionalmente. Hoje, 80% dos problemas de Bento também são os mesmos problemas de Caxias — exemplifica Pasin, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico de Bento.
Segundo ele, outra iniciativa já definida também é a continuidade de uma pesquisa de doutorado que gerará como resultado um aplicativo com a radiografia das atividades econômicas na região. Esse trabalho começa em maio e deve ser concluído no ano que vem. O investimento de R$ 250 mil foi indicado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).
Leia mais
Projeto de incentivo à inovação terá primeiras ações na Serra nesta quarta-feira
A partir de abril, também deve ser lançado um chamamento público para que projetos na área da inovação sejam inscritos para buscar investimentos. Esta segunda fase depende da definição de quais são as linhas prioritárias na região, o que está sendo discutido pelo comitê composto pelo setor público, meio acadêmico, setor empresarial e representantes da sociedade.
O Inova RS tem como objetivo a transformação do Rio Grande do Sul em uma referência mundial em inovação até 2030. O programa, lançado pelo governo do Estado em agosto de 2019, prevê a criação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras em oito regiões do RS. Na Serra, foi lançado em outubro.