Foi-se o tempo do crédito baseado na credibilidade do "fio do bigode" ou das anotações da caderneta. Esse tipo de avaliação até fazia sentido quando a garrafa do guaraná era lacrada com rolha e vendia-se refrigerante de porta em porta,em carrinho de mão. Mas em tempos de compras online, através de sites e aplicativos, não há outra forma de se obter informações fiéis de bons pagadores senão através de um sistema informatizado, de alcance nacional.Desde esta quarta-feira, dia 15, consumidores (de pessoas físicas a jurídicas) podem se beneficiar do ranking de bons pagadores através do chamado Cadastro Positivo.
Quem tiver interesse na consulta, ou mesmo na retirada dos seus dados contidos nesse cadastro, deve procurar o setor do Serviço de Proteção ao Crédito , na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, ou ligar para o telefone 0800- 887-9105 (SPC Brasil). No Brasil, são 120 milhões, entre pessoas e empresas, que estão citados no Cadastro Positivo, lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em 8 de abril de 2019. Esse banco de dados nacional teve um primeiro carregamento de informações a partir de novembro de 2019, com os registros bancários.
O cadastro será ampliado aos poucos, sendo o varejo e as companhias de energia e de abastecimento de água, as próximas empresas a registrar o histórico dos consumidores. É desta forma que as empresas poderão analisar o perfil das pessoas físicas e jurídicas,quando elas buscarem por crédito e financiamento.
– Muitas pessoas me perguntam: “qual a vantagem do Cadastro Positivo?” A análise de crédito do Cadastro Positivo é muito mais abrangente do que “consta ou nada consta”, que era utilizado até então pelo SPC. Essa nova forma, vai proporcionar aos bons pagadores, que além de ter o “nome limpo” pagam suas contas em dia, sem atrasos, por exemplo, para que possam ter acesso a melhores taxas de juros e melhores prazos para pagamento. A ideia central é facilitar ainda mais e agilizar a aprovação de crédito – explica Rita de Cassia Pereira, coordenadora do departamento do SPC da CDL Caxias.
Ainda não é possível saber quantos caxienses estão listados no Cadastro Positivo,revela Rita, porque o sistema ainda não disponibiliza esse recorte estatístico. No entanto, até outubro de 2019, havia 84.864 inadimplentes apenas em Caxias. Um aumento de 6,48% em relação ao mesmo período de 2018. Ou seja,este é um universo de clientes e consumidores que estão fora das vantagens oferecidas pelo Cadastro Positivo. Até agora, apenas 10 caxienses que estavam positivados resolveram, por livre e espontânea vontade, pedir para sair da lista.
– É um direito de cada um pedir para ser excluído. Aqui em Caxias, tivemos poucas baixas, mas tivemos muitas pessoas nos procurando para saber mais informações. Todo processo novo assusta, e a maior dúvida é com relação à divulgação das informações do cadastro – aponta a coordenadora.
É importante frisar, defende Rita, que ninguém terá acesso aos dados bancários,ou extratos das contas, ou mesmo às declarações de Imposto de Renda das pessoas ou empresas citadas no Cadastro Positivo.
– A informação que vai para o mercado é se o consumidor analisado é bom pagador ou não – afirma.
Além do score de crédito e índice de pontualidade de pagamento, os brasileiros têm acesso ao índice de comportamento de gastos e de consultas que o CPF ou CNPJ do consumidor tem por segmento de empresas. A empresa credora também pode acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.
O QUE É?
O Cadastro Positivo reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente. Você não precisa se preocupar com a segurança das suas informações. O SPC Brasil, como empresa gestora de banco de dados, está autorizado pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo.
CONSULTA OU EXCLUSÃO
Há duas maneiras de consultar o cadastro ou solicitar a exclusão. Ir diretamente à CDL Caxias (Rua Sinimbu, 1.415, Centro), ou por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo 0800-887-9105.
Mais informações:
www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo