O abacaxi de Terra de Areia ficou famoso por ser bem docinho. O solo e as condições climáticas influenciam na característica – é preciso de calor, abacaxi não tolera geada, por exemplo —, mas não é só isso.
Para ficar doce, é preciso que a colheita seja feita na época certa. Técnico agrícola da Emater de Terra de Areia, Micael Machado Teixeira explica que o abacaxi não amadurece depois de colhido, diferente de outras frutas, como o mamão.
— Não adianta deixar na fruteira, porque não vai amadurecer. É conhecida como fruta não climatérica, ou seja, não amadurece fora do pé – diz, acrescentando que abacaxis colhidos ainda verdes serão azedos, consequentemente.
Teixeira ainda destaca que, após a colheita, o abacaxi precisa chegar logo ao consumidor final para não correr o risco de apodrecer.
Alerta
Se você já comprou abacaxi que não era doce como o que provou com vendedor nas ruas da cidade, saiba que pode ter caído em um golpe. Muitos vendedores injetam adoçante no abacaxi que serve de prova para enganar os clientes. O verdadeiro abacaxi de Terra de Areia é doce naturalmente, não precisa de adoçante.