Não há muita clareza sobre os planos e projetos de Caxias para o turismo, agora como integrante da Região das Hortênsias. Nem mesmo os motivos que levaram a cidade a solicitar a mudança de região estão claros. Conforme a secretária de Turismo de Caxias, Renata Carraro, a pasta irá "dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado de planejamento e promoção do turismo local e regional". O ingresso da cidade à região turística, "vai somar à Serra Gaúcha todo nosso potencial e nossa infraestrutura", respondeu Renata por e-mail.
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Para impulsionar o segmento, a secretária defende que os moradores precisam participar e valorizar mais os atrativos que a cidade oferece:
— Caxias do Sul tem opções para todos os gostos. Basta nos permitirmos, explorarmos e olharmos para a cidade também com olhos de turista. Precisamos dar um basta no "anti-marketing".
Questionada sobre como tornar as atrações turísticas permanentes, como o espetáculo Som & Luz, responde que tanto atrativos quanto eventos precisam ser sustentáveis, dando a entender que não haverá destinação de recursos públicos em nenhum deles.
— É preciso encontrar o formato dentro da legalidade para funcionar — acrescenta a titular do turismo caxiense.
Para Fernando Boscardin, ex-presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sinditur) e membro do G30, Caxias precisa explorar o que tem e se promover melhor. A cidade, que tem empresas mundiais como Randon e Marcopolo, precisa pensar grande.
— Caxias tem uma identidade italiana muito mais presente que em Gramado e Canela. O Som & Luz tinha que ser sempre. Tem que vocacionar. Tem que criar estrutura, ter padrão, qualidade. Mostrar a comida típica, a parte histórica. Precisa encantar as pessoas — aconselha.