Prefeituras de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha foram procuradas por diretores da Magazine Luiza interessados em instalar um novo Centro de Distribuição (CD) na região da Serra. A rede de varejo manifestou interesse em encontrar um terreno amplo, com espaço para 10 hectares de área construída, nas proximidades da RS-122. Embora ainda não haja nenhuma definição, a movimentação dos últimos meses mostra que a empresa está disposta a investir na região para a construção de um complexo que pode ser um dos maiores investimentos da região dos últimos anos.
Segundo o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, já há um protocolo de intenções assinado entre uma empresa incorporadora e a Magazine Luiza para que o centro seja instalado em um terreno de 31 hectares às margens da RS-122 em um trecho próximo ao antigo pedágio. Atualmente, a rede tem um CD em Caxias do Sul, mas não há terreno para expandir. O novo complexo é para abastecer a rede em várias regiões do Estado e até Oeste de Santa Catarina. A previsão da Magazine Luiza, segundo o prefeito, é iniciar essa nova operação em agosto de 2020.
Seriam 500 empregos diretos inicialmente e espaço para movimentação de 75 carretas. Em um primeiro momento, a intenção seria erguer 60 mil metros quadrados, com potencial para expandir para até 100 mil metros quadrados em dois anos.
Segundo o prefeito, o município foi contatado primeiramente pela incorporadora há cerca de oito meses, mas Claiton acredita que as tratativas entre a Magazine Luiza e diferentes incorporadoras começaram ainda há cerca de dois anos. Há pouco mais de um mês, em uma reunião em sala reservada de um hotel da Serra, a prefeitura de Farroupilha colocou para a Magazine Luiza e para a incorporadora o que poderia oferecer, como agilidade nos trâmites burocráticos e incentivo fiscais.
Além de Farroupilha, a prefeitura de Caxias do Sul foi procurada. O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, diz que sete secretários receberam o diretor da rede, Decio Sonohara, há cerca de dois meses e uma nova reunião ficou de ser marcada assim que a prefeitura tivesse uma posição de imobiliárias e proprietários de áreas da cidade com um terreno com o perfil procurado pela rede. Conforme Andreazza, os representantes da Magazine Luiza chegam a projetar até 900 empregos quando toda a expansão for concluída. No entanto, a rede foi clara ao afirmar que também negociava com outras cidades.
É o caso de Flores da Cunha. O prefeito Lídio Scortegagna disse que o município foi sondado no início do ano, mas não houve nenhum encontro posterior. A assessoria de imprensa da rede de varejo Magazine Luiza foi procurada pela reportagem, mas ainda não divulgou oficialmente nenhuma informação sobre os planos de expansão.