Há quase dois anos, um grupo de apaixonados por Caxias do Sul tem se dedicado a discutir e repensar o desenvolvimento da cidade até 2040. Na última quinta-feira (25), o movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias) — que em breve deve ganhar um CNPJ e se tornar uma associação — apresentou um balanço do trabalho feito até agora em uma assembleia geral.
Nas três câmaras temáticas — infraestrutura, atração de investimentos e turismo — há projetos em fase adiantada. O de um porto no Litoral Norte, por exemplo, a etapa é de definição de localização. Há três possibilidades: uma em Torres e duas em Arroio do Sal. Já está definido que o terminal portuário será 100% privado, sem recursos públicos — em junho, uma empresa da Turquia esteve em Caxias manifestando interesse em investir no empreendimento.
Ainda sobre infraestrutura, a urgência apontada pelo MobiCaxias é a manutenção das rodovias. Prolongamento, duplicação e conclusão de estradas estão entre as demandas que foram já foram apresentadas ao governo do Estado.
— A BR-470 não está concluída, tem cerca de 40 quilômetros de estrada de chão quando chega em André da Rocha. A conclusão é importante porque ela é uma nova saída para o centro do país — destacou Mônica Mattia, da Câmara Temática Infraestrutura do Mobi.
A necessidade de melhorias nas rodovias, assim como estradas inteligentes e um modelo de concessão diferente dos antigos foram reiteradas na reunião que o grupo teve com o secretário extraordinário do Governo do Estado, Bruno Vanazzi, nesta sexta-feira. Esse modelo deve ter planejamento, obras e manutenção inteligentes, sistema de monitoramento de riscos e pedágios eletrônicos e por quilometragem. Vanazzi palestrou na programação, após a assembleia do Mobi.
— Ele já colocou no radar do BNDES a duplicação de rodovias — conta Carlos Zignani, presidente do Conselho Diretor Executivo do MobiCaxias.
Para o modal ferroviário, o Mobi também tem projetos, mas talvez estejam entre os mais distantes de serem viabilizados por conta das dificuldades geográficas na Serra. O mais avançado é o de transporte de cargas. O traçado proposto é do Litoral Norte até a região noroeste do Estado. A linha sairia do porto do Litoral, passaria por Caxias e Passo Fundo até chegar em Palmeira das Missões, onde se conectaria com a Ferrovia Norte-Sul.
Mais temáticas
Até o final do ano, o MobiCaxias deve lançar mais câmaras temáticas: de segurança e de inovação. Para mais adiante, a ideia é criar grupos que discutam também saúde, educação e agronegócio.
— Estamos conseguindo mobilizar, a participação está grande. Só com o poder municipal está duro. A gente está tendo dificuldade para apresentar projetos — reclamou Zignani. Na assembleia de quinta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, representante da prefeitura no Conselho Diretor Executivo do Mobi, não compareceu.
Rota
Por ser a principal via de ligação da Serra com o Litoral Norte e apresentar alto fluxo de veículos, o MobiCaxias está solicitando junto ao Daer uma balança na Rota do Sol.
PROJETOS
PORTO DO LITORAL NORTE
> Projeto de construção de um terminal portuário privado moderno, produtivo e de baixo custo. Será alternativa para importação, exportação e mercado interno.
> Há três possíveis locais: um em Torres e dois em Arroio do Sal.
AEROPORTO DE VILA OLIVA
> Projeto para absorver as futuras demandas de transporte regional de passageiros e de cargas.
> Já há valor de R$ 196 milhões do governo federal contingenciado para a pista do aeroporto.
> É preciso que a prefeitura faça a desapropriação da área.
RODOVIAS (PRIORIDADES)
> Prolongamento da BR-448 (Rodovia da Serra, extensão da Rodovia do Parque).
> Duplicação da ERS-122, entre São Vendelino e Farroupilha.
> Duplicação da ERS-453, de Farroupilha a Garibaldi, e do contorno de Caxias do Sul, desde o chamado Viaduto Torto até o acesso a Flores da Cunha.
> Duplicação da ERS-446, de São Vendelino a Carlos Barbosa.
> Conclusão da BR-470, entre André da Rocha e Barretos/Lagoa Vermelha.
FERROVIA SUL-NORTE
> Projeto para incrementar a troca de passageiros e de cargas na Serra, atrair usuários para o transporte público, aumentar a conectividade entre os municípios da Serra e fortalecer características de metrópole da região.
> O projeto de cargas está mais avançado. A linha faria a ligação desde o Litoral Norte até a região noroeste do Estado. Passaria por Caxias e Passo Fundo até Palmeira das Missões, onde poderia se conectar com a Ferrovia Norte-Sul.
PERFIL SOCIOECONÔMICO
> Lançamento de um perfil socioeconômico dentro de dois meses. Os dados Em menos de dois meses, o Mobi irá divulgar um perfil socioeconômico de Caxias.
> Os dados já foram coletados e estão sendo tabulados e formatados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). n O estudo promete ajudar na atração de investimentos para os projetos apresentados pelo MobiCaxias.
MICROCIDADES
> Elaboração do projeto Centralidades Urbanas. A ideia é tornar determinadas regiões microcidades, com toda a infraestrutura necessária — mercado, farmácia, escola, etc. O projeto piloto seria no bairro São Pelegrino e entorno. A região tem 7,7 mil habitantes e capacidade para expandir para mais 10 mil moradores. Projeto é de longo prazo.
FESTA DA UVA
> Proposta de uma PPP para a administração do Parque de Eventos da Festa da Uva para torná-lo um ponto de referência turística e equipamento turístico eficiente e sustentável da região. O entendimento é de que Caxias perde muito por não ter um equipamento adequado.