Mais de 7 milhões de gaúchos terão aumento na conta de luz a partir desta quarta-feira (19). São os clientes do grupo CPFL Energia, que controla as distribuidoras RGE e RGE Sul. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 11 de junho. O aumento médio para os consumidores residenciais será de 3,61%, na área da RGE Sul, e de 6,19%, na área da RGE, que abrange 58 municípios da Serra Gaúcha.
No final do ano passado, a CPFL Energia anunciou a incorporação da RGE pela RGE Sul. Com isso, a nova empresa passou a atender 65% de todo o território gaúcho. A sede ficou em São Leopoldo. São mais de 2,8 milhões de unidades em 381 municípios do Rio Grande do Sul.
A Aneel informou que, ao calcular o reajuste conforme estabelecido no contrato de concessão, considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. O aumento deste ano parece menor do que o do ano passado nos municípios da Serra porque, em 2018, a conta de luz pesou mais no bolso por conta da revisão tarifária que ocorre a cada quatro anos e pode acumular altas. No ano passado, os consumidores residenciais atendidos pela concessionária tiveram reajuste médio de 21,55% e clientes de alta tensão, de 19,04%.
OS AUMENTOS
> Consumidores residenciais: 6,19%
> Alta tensão: 11,32%
> Baixa tensão: 7,04%