Aldir da Rosa, 47 anos, era criança quando começou a colher pinhões em São Francisco de Paula. Aos oito anos, andava de um lado para o outro coletando a semente que é símbolo do inverno. Depois, vendia na beira da estrada no bairro Campo do Meio, em frente à casa da família. Com o tempo, foi aprendendo a subir nas araucárias e competia com um dos irmãos para ver quem chegava primeiro no topo.
A brincadeira da infância acabou virando o ganha pão da família. Aos poucos, ele foi ampliando a banca e profissionalizando o negócio. Ao lado da esposa, Dionéia Carlos Rangel, 41, a Preta, diversificou a oferta de produtos, vendendo também queijos, vinhos e mel, entre outros. Com o empreendimento no mesmo ponto da Avenida Getúlio Vargas, onde começou ainda menino, criou o filho Mateus, 19 anos.
Aldir, Preta e Mateus são uma das 95 famílias que vivem do pinhão em São Chico — em cidades como São José dos Ausentes e Cambará, chega a 100 o número de famílias que dependem da renda gerada pela venda da semente. E para garantir a sobrevivência do negócio, continuam incrementando a banca. Nesta época de abóboras, por exemplo, Aldir faz cucas com o recheio da fruta — desde que sofreu um AVC no ano passado, Aldir não pode mais subir em pinheiros para colher pinhão, por isso, tem procurado outras atividades que possam colaborar com o negócio da família.
— A gente fica alegre quando as pessoas voltam na banca — orgulha-se Aldir do atendimento prestado.
Apesar da safra de pinhão menor neste ano, os dois não desanimam. A festa que celebra a semente no próximo final de semana, em São Chico, é motivo para entusiasmo. Os dois sabem que quem passar pela cidade vai parar na banca para levar nem que seja só uma sacolinha de pinhão para casa.
— Por isso a gente tem de divulgar a nossa cidade. A gente vive do turismo — defende Preta, que já vendeu quase 2,5 mil quilos desde 15 de abril, quando a colheita, transporte e venda foram liberados no Estado.
Famílias que vivem do pinhão:
> São Francisco de Paula: 95
> Cambará do Sul: 100
> São José dos Ausentes: 100
> Muitos Capões: 70