A segunda edição da Gramado Summit chegou ao final nesta sexta-feira consolidando o crescimento do evento. Em comparação à edição inicial, realizada no ano passado, o número de startups participantes subiu de 42 para 130, o de investidores aumentou de 50 para 80 e o de visitantes saltou de 2 mil para 7,5 mil pessoas nos três dias de programação no pavilhão da ExpoGramado.
– Crescemos praticamente cinco vezes. No ano passado, tínhamos 1,2 mil metros quadrados de área ocupada e neste ano fomos para 5,2 mil – aponta Marcus Rossi, diretor-executivo da Gramado Summit.
Ao todo, a Serra teve 31 empresas iniciantes expondo seus projetos no evento. O município que mais levou empresas foi Caxias do Sul, com 19 empreendimentos. Também estavam presentes negócios de Bento Gonçalves, Canela, Flores da Cunha, Gramado e Nova Bassano.
Três dessas startups serranas chegaram à final da Batalha das Startups, competição que encerrou o evento e garantiu R$ 100 mil em investimento para a alavancagem de um negócio inovador. Participaram da fase decisiva as caxienses Me Empresta, Gomining e a gramadense Gate. No entanto, a vencedora foi a Contraktor, de Curitiba (PR).
A Gramado Summit ainda contou com dois palcos para palestras com enfoque na inovação e no empreendedorismo. Por ali passaram desde empresários de companhias tradicionais, como David Randon (Randon) e José Galló (Lojas Renner), até expoentes da nova geração de empreendedores no Brasil, como Maurício Bevenutti (StartSe) e Pedro Conrade (Neon Pagamentos).
A próxima edição do evento já tem data definida. Em 2019, a Gramado Summit ocorrerá de 7 a 9 de agosto, de novo na ExpoGramado.
Leia também:
Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, inicia obras de ampliação
Parque da Fenachamp, em Garibaldi, ganhará novo pavilhão para a próxima edição