Depois de paralisar a produção por alguns dias, em decorrência da greve dos caminhoneiros, os dois maiores empregadores de Caxias do Sul voltarão às atividades nesta segunda-feira, dia 4 de junho. As Empresas Randon e a Marcopolo comunicaram nesta tarde, por meio de notas, a retomada do trabalho nas unidades fabris.
A maioria das divisões das Empresas Randon permaneceu seis dias sem atividades. Na segunda, mais de 8 mil trabalhadores voltam aos seus postos no bairro Interlagos, onde estão instaladas a Randon Implementos, Randon Veículos, JOST, Master, Suspensys e Suspensys WE/Castertech, e em Forqueta, onde está a Fras-le. A área de serviços financeiros do grupo não interrompeu as atividades nestes dias.
Segundo comunicado emitido pelo grupo, a recuperação da produção deverá acontecer nos próximos meses com a compensação de horas, conforme votação feita junto aos funcionários antes da paralisação.
- Confiamos que todo o processo seja normalizado em breve e que o Brasil retome o rumo do crescimento – observa Daniel Martin Ely, diretor de Planejamento e Recursos Humanos das Empresas Randon.
Já a Marcopolo decidiu interromper as atividades a partir da segunda-feira, 28 de maio. Segundo nota emitida pela companhia naquele momento, a medida se fez necessária em virtude do desabastecimento das linhas de produção.
Com o fim da greve, a empresa anunciou a retomada dos trabalhos para a próxima segunda-feira, dia 4, nas unidades Ana Rech, Planalto, Plásticos e Neobus. Para cumprir o compromisso de entregas aos clientes haverá compensação das horas conforme alinhamento realizado com o Sindicato dos Metalúrgicos.
Em comunicado emitido nesta sexta-feira, a direção da Marcopolo agradeceu a compreensão e o apoio dos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores e destacou que, "o desafio de retomada da produção e de atendimento aos compromissos e prazos assumidos será alcançado".