A morte violenta de Rômolo Augusto de Oliveira, 66 anos, pôs fim à trajetória de sucesso do empresário no comércio caxiense ao longo das últimas décadas. Apesar de ser natural de Joaçaba, Santa Catarina, teve como ascensão a sua trajetória construída em Caxias do Sul. Aqui, foi o fundador das já extintas Tykyta Malhas e Lojas Ruy e, atualmente, era proprietário das redes RA Homem / Mulher, Casa & Cia, Magazine Cruzeiro e do Plaza do Shopping.
— Foi um marco da modernização do varejo na cidade. Ele remodelou tudo que conhecíamos sobre esse tipo de comércio e foi um dos percursores de expansão dessas redes para shoppings — destaca o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin.
A dedicação para o comércio não só limitava-se à exploração do setor. Rômolo também era participativo nas decisões da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
— Era bastante ativo na CDL, tanto como contribuinte quanto nas deliberações. Sempre participava do Homens na Cozinha. Nos sentimos agredidos por perdermos um colega de forma tão brutal — comenta Ivonei Pionner, presidente da CDL Caxias.
Segundo a presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) Idalice Manchini, a tragédia representa uma perda para a economia local e na própria representatividade do setor na cidade:
— Sempre foi muito parceiro e buscava viabilizar nossas demandas. Era muito ativo. Sabíamos que quando marcávamos uma reunião com ele, teríamos, com sorte, 20 minutos para conversarmos, pois ele sempre era muito ocupado e atuante — ressalta.
Rômolo Augusto de Oliveira atuou como diretor do Sindilojas e também foi agraciado com o Troféu O Mercador, premiação que reconhece pessoas que se destacam no setor do comércio da cidade.
Leia também:
ONG quer mediar aproximação de adolescentes e Brigada Militar em Caxias
Após nove dias internado, homem que se envolveu em briga morre em hospital de Caxias