O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando pela terceira vez os 3,1 mil segurados não encontrados por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta para realizar o pente-fino, mas não agendou a perícia no prazo. Quem teve o nome publicado no Diário Oficial tem 15 dias para tomar conhecimento da publicação e mais cinco dias para agendar a perícia pelo telefone 135. Ou seja, o prazo para o agendamento se encerra no dia 21 de maio.
Caso a perícia não seja agendada, o pagamento ficará suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame de revisão.
Agende-se
Se o seu nome estiver na lista, é preciso ligar para a Central de Atendimento do INSS, no telefone 135 para agendar a revisão. O atendimento nas agências é das 7h às 22h, de segunda à sexta. Confira a lista completa em https://goo.gl/iXRHaA.
Marque na agenda
* A data marcada deve ser rigorosamente respeitada.
* Caso se encontre internado ou doente e não puder comparecer à perícia, deverá pedir a uma pessoa de confiança que informe, em uma agência do INSS, sobre o impedimento o quanto antes.
* Se faltar sem apresentar justificativa, o benefício será suspenso até que uma nova perícia seja realizada.
Na perícia
* O médico perito irá questionar do segurado a sua condição passada, que originou a concessão do auxílio, e a atual, que vai definir a manutenção do benefício.
* Junto com isso, o perito avaliará a documentação levada e vai conferir se os exames, laudos e receitas médicas comprovam a situação.
Consulta médica
* Antes da perícia, pode ser útil ir a um médico e solicitar um laudo atualizado que indique a doença incapacitante para o trabalho.