Produtores e lideranças dos Campos de Cima da Serra pressionam o governo do Estado a regularizar a produção do queijo artesanal serrano na região. A cadeia de produção envolve 2 mil famílias, que produzem cerca de 150 toneladas do produto ao ano.
Na segunda-feira, um grupo de técnicos e representantes de entidades, liderado pelo prefeito de Esmeralda e presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), Ailton de Sá Rosa, se reuniu com o diretor-geral da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Machado de Aguiar, para apresentar a proposta de regulamentação da lei estadual 14.973 de 29 de Dezembro de 2016 que " dispõe sobre a produção e a comercialização do queijo artesanal serrano". O grupo saiu do encontro com a promessa de que a proposta será analisada e até 1º de março será oficializada uma resposta concreta.
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de São José dos Ausentes, Raquel Mesquita, participou da construção do projeto e reforça a importância da lei.
— Formamos uma proposta embasada em opiniões técnicas e que viabilizam sua aplicação. Vai ser um produto com a marca da região e que tem uma representatividade muito forte — destaca.
A fiscalização, por exemplo, pode ser feita pelos departamentos de fiscalização dos municípios dos Campos de Cima da Serra.
— São cerca de 2 mil famílias que irão sair da clandestinidade e entrar na legalidade. Todo vão ganhar com isso — aponta Raquel.
PRÓXIMOS PASSOS DO PROCESSO
1. Análise da proposta pelos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura
2. Definição, até dia 1º de março, sobre a aprovação
3. Se aprovada, serão feitos os ajustes solicitados
4. Análise final
5. Assinatura da regulamentação pelo secretário estadual Ernani Polo*
* A regulamentação deve ser feita até o dia 15/3. Após esta data, o deputado Ernani Polo, que está inteirado ao processo, deve sair do governo para concorrer a um cargo público.
Leia também:
Polícia identificou seis envolvidos no espancamento de jovem em Caxias
Após Carnaval, Conselho Tutelar busca coibir consumo de álcool por adolescentes em Caxias
Comunidade pede na Justiça retorno de diretora da Escola Estadual Clemente Pinto, em Caxias