Está aberta oficialmente a colheita da uva na Serra Gaúcha. Na tarde de quinta-feira, os dois maiores municípios produtores da fruta do país deram a largada para a colheita 2017/2018, em cerimônias que contaram com a presença de autoridades e produtores. O governador José Ivo Sartori esteve no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, para a abertura da Estação da Vindima.
Em Flores da Cunha, a celebração É Tempo de Vindima reuniu lideranças políticas e empresariais e agricultores. Teve colheita de uva e passeio de carretão na propriedade do produtor Fernandes Muraro, uma das atrações do roteiro turístico Compassos da Mérica Mérica. O prefeito de Flores, Lídio Scortegagna (PMDB), destacou a qualidade da safra deste ano no município.
— Uma das melhores!
Leia mais
Bento Gonçalves espera 285 mil turistas durante programação da vindima
Saiba como aproveitar a programação da vindima nos municípios da Serra
Municípios e produtores da Serra apostam na colheita da uva para atrair turistas
Serão colhidos cerca de 100 milhões de quilos em quase cinco mil hectares de área plantada. O cultivo da uva representa 15% da economia de Flores da Cunha e evolve duas mil propriedades. Nesta época, são abertos cerca de 3 mil empregos temporários, incluindo a produção do município de Nova Pádua.
"Só trabalho com isso"
O produtor Fernandes Muraro estava ansioso na tarde de ontem. Os parreirais carregados de uva foram o cenário para a abertura oficial da colheita. Ele herdou a propriedade no interior do município do avô e dos pais. E não abre mão de dar sequência ao trabalho que a família começou há mais de 55 anos. Hoje, ele só produz uva. Investiu em cobertura para produzir mais e, este ano, pretende colher 200 mil quilos nos 10 hectares plantados.
— Estou animado. A qualidade está muito boa — ressalta.
Na segunda-feira, Muraro começa, efetivamente, a colheita das cinco variedades cultivadas.
A programação que integra a celebração É Tempo de Vindima envolve várias atividades no interior do município e segue até o dia 25 de março.
Em Bento Gonçalves, a Estação Vindima promete dar mais visibilidade à programação turística do município.
— A produção de uva abastece a economia da cidade — ressalta o secretário de Turismo de Bento, Rodrigo Ferri Parisotto.