Quase 500 milhões em negócios, 347 expositores e mais de 40 mil pessoas devem participar da 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas 2017) que começa na terça-feira e segue até quinta no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Pelo menos 24 empresas da Serra Gaúcha vão participar da feira, que vai mostrar as tendências de consumo nas áreas do varejo, atacado, do segmento produtivo e da indústria.
Entre eles está o empresário caxiense Evandro Leonardo Andreazza, dono da agroindústria Doces Forno Velho, localizada no distrito de Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul. No mercado há 16 anos, ele vai lançar a linha light dos seus já consagrados doces de frutas. Ele comercializa chimias e geleias. É o segundo ano que participa da Expoagas. No ano passado, por meio do evento, ele conseguiu ingressar nos mercados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
– É uma feira de relacionamento em que vamos colocar na vitrine nossa linha de produtos – destaca Andreazza.
Segundo ele, a maior parte dos negócios é concretizada pós-evento. A Forno Velho produz, em média, 5 mil quilos de doces por dia. 40% da produção fica no RS e os restantes 60% são vendidos nos demais estados da região Sul. O processo de produção é quase todo mecanizado. Este ano, o empresário investiu em novos equipamentos para ampliar a produção. Ele emprega 15 funcionários diretos e outras dezenas indiretamente. As produções de morango e amora são 70% próprias. Mas outros produtos, como a abóbora por exemplo, vem de São Paulo. Na entressafra de morango, ele busca a fruta em Minas Gerais.
O diferencial dos doces Forno Velho está na qualidade da matéria-prima. O processo de limpeza das frutas dá a garantia de um produto de alto padrão.
– Nosso produto é feito de pura fruta. E selecionada – garante Andreazza.
Oportunidades
A exposição e o ciclo de palestras, oficinas práticas e visitas técnicas vão oportunizar networking, novas parcerias, qualificação e negócios para toda a cadeia do abastecimento, em um evento voltado para a concretização de negócios. A Agas projeta um volume de negócios 6% superior ao da edição passada.
Tradicional termômetro de vendas para o setor supermercadista gaúcho, o encontro vai oportunizar aos expositores o lançamento de pelo menos 800 novos produtos, equipamentos e serviços que chegarão ao alcance dos consumidores cerca de 15 dias após o encerramento da feira.
Também ganham destaque entre os expositores as empresas com soluções em segurança, prestadoras de sérvios administrativos e indústrias que apostam em linhas de alimentos com apelo saudável, garantindo aos consumidores a preocupação com sua qualidade de vida e bem-estar.
Na área da tecnologia e equipamentos, softwares que garantem a segurança da gestão e robôs que podem auxiliar no atendimento das lojas também estarão em destaque. Empresas fornecedoras de alimentos, materiais de higiene e limpeza, beleza, bebidas e equipamentos seguem sendo majoritárias entre os estandes da Expoagas 2017.
Palestrantes de peso
Três palestrantes de peso nacional estarão na programação da feira. Para o presidente da Agas, supermercadista anseia por resultados práticos para as empresas e quer ouvir exemplos de sucesso para aplicar nas empresas.
Hoje, o economista e comentarista da Globo News, Ricardo Amorim, vai abordar o tema Oportunidades e estratégias no varejo. No dia 23, às 10h30, o historiador, professor e pensador Leandro Karnal será a atração da manhã com a palestra Olhando a crise com perspectiva. Encerrando as palestras magnas do Teatro do Sesi, no dia 24 de agosto, às 9h, o jornalista, ator e comunicador Serginho Groisman abordará questões de Empreendedorismo.
Nova Aliança lança novos produtos
Os destaques da Cooperativa Nova Aliança, de Flores da Cunha, na Expoagas 2017 serão os vinhos de mesa da linha São Victor, o suco orgânico de uva 100% da marca Sucos Aliança e e o néctar de uva orgânico, da marca Néc Aliança.
O vinho de mesa chega nas opções em garrafa de um litro e em bag in box de três litros. Os rótulos estão disponíveis nas versões bordô seco, bordô suave e moscato seco. O suco orgânico de uva e o néctar de uva orgânico serão apresentados em embalagem cartonada asséptica de 200 ml e de um litro.
O gerente comercial da Cooperativa, Fernando Matana, está otimista em relação aos negócios na Feira. Ele projeta um aumento de 40% no volume de pedidos, em comparação ao ano passado.
Segundo ele, as ações realizadas na Expoagas devem incrementar o faturamento nos meses de agosto e setembro e a expectativa é de que o crescimento seja em torno de 15%.
EMPRESAS PARTICIPANTES DA SERRA