A falta de informações sobre os setores da economia de Caxias do Sul prejudica o embasamento na tomada de decisões. A maior parte dos sindicatos da cidade não têm dados que representem a realidade do setor. Não há, por exemplo, dados estatísticos de quantos imóveis estão à venda em Caxias do Sul. Também não há números de quantas salas comerciais estão aptas para serem alugadas ou vendidas.
O município não tem informações sobre quantas empresas ou lojas estão com dificuldades de pagar seus funcionários. Ou quantas estão bem no atual cenário de crise. Os poucos números divulgados se referem ao desempenho da economia caxiense, divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Mesmo assim são percentuais que correspondem à evolução dos três principais setores: indústria, comércio e serviços. O Índice de Desempenho Industrial (IDI) é desenvolvido por meio de amostragem com método desenvolvido pela Fiergs, utilizando cinco componentes (utilização da capacidade instalada, horas, compras, vendas e massa salarial). O Termômetro de Vendas é desenvolvido pela CDL e é uma pesquisa amostral usando a mesma metodologia, porém usa apenas vendas como referencial. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)é o valor do tributo apurado pela prefeitura (usado como variável proxy, já que não há pesquisa no segmento).
A última pesquisa, referente a fevereiro, apontou um crescimento de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. O estudo, no entanto, não aponta quantas fábricas fecharam as portas no últimos anos ou quantas abriram na cidade. Na área do comércio, os números também se referem ao desempenho dos mais variados segmentos do setor e a inadimplência. Mas também não aponta números de novos empreendimentos ou dos que deixaram de existir.
Instituto da UCS
Dados estatísticos
Faltam dados da economia caxiense para a tomada de decisões
Maioria dos sindicatos da cidade não concentra informações sobre a realidade dos setores que movem a economia
Ivanete Marzzaro
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project