A primavera começa nesta quinta-feira, às 11h21min, mas a Serra registrou nos últimos dias temperaturas de inverno, abaixo dos 10 graus. O frio prolongado auxiliou a rede hoteleira da região da Uva e Vinho e das Hortênsias. Embora a economia ainda esteja retraída, principalmente para o turismo de negócios, o lazer têm reequilibrado os negócios do ramo. Para o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), os últimos três meses foram melhores do que no ano passado. Carlos Augusto Carvalho, superintendente do SindTur Serra Gaúcha, afirma que o principal responsável pelo desempenho é o frio.
– No ano passado praticamente não tivemos inverno e as baixas temperaturas avançaram até setembro – destaca.
Mesmo que o festival de cinema de Gramado atraia bom público, agosto e setembro normalmente são meses de baixa temporada. Além do frio, a Olimpíada do Rio de Janeiro trouxe público para as Hortênsias. Os cariocas anteciparam as férias e lotaram hotéis. A expectativa também é boa para setembro em função da primavera, principalmente em Nova Petrópolis. Em outubro, já começam as primeiras atrações do Natal Luz e para novembro tem o Festival Internacional de Turismo de Gramado. Conforme o superintendente do sindicato da região, a média de ocupação ficou acima de 90% nos finais de semana nos últimos três meses.
O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH) tem taxas menores de ocupação. Mas mesmo com a diminuição de eventos corporativos, foi mantida a mesma média do ano passado. De acordo com a diretora executiva do SEGH, Marcia Ferronato, o frio prolongado contribuiu para que o turismo de lazer tenha compensado a retração da hotelaria de negócios.
– O corporativo acabou enxugando, mas a ocupação nos atrativos de lazer é ainda maior do que em hotéis porque tem gente que vem de regiões mais próximas e voltam no mesmo dia, o que impacta mais na gastronomia do que na própria hotelaria – explica Marcia.
No geral, a média fechada de ocupação na região Uva e Vinho no mês de julho ficou em 56% e 44% em agosto. Nos mesmos meses do ano passado, a médica ficou em 56% e 46%, respectivamente. Bento Gonçalves, o município com maior número de turistas, manteve uma média um pouco maior em julho, de 66%, e 46% em agosto. Nos finais de semana, varia entre 80% e 90% em Bento. Para o mês de setembro, a diretora do sindicato espera que finais de semana ensolarados com temperaturas mais amenas movimentem mais o entorno e a expectativa é de que a taxa de ocupação gire em torno de 50%.