A primeira mediação do dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul na Justiça ocorre nesta segunda-feira. Vai ser no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre, às 15h. A audiência foi marcada após o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos pedir a intermediação judicial. No ano passado, a discussão do reajuste salarial da categoria também foi parar na Justiça por solicitação do sindicato laboral e se definiu no final de agosto. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Indústrias metalmecânicas de Caxias faturam R$ 1,4 bi a menos no primeiro semestre
Neste ano, os metalúrgicos rejeitaram, em assembleia no final de julho, a proposta de reajuste parcelado em três vezes e que ficava abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC do período da data base de 1º de junho, que é de 9,8%. A tendência é que o sindicato das indústrias apresente um novo número nesta terça. O presidente Reomar Slaviero adiantou que pode levar uma proposta intermediária, com aumento do índice, mas ainda com parcelamentos.
A última proposta do sindicato patronal é de reajuste de 2% a partir de junho deste ano; outros 2%, para completar 4%, seriam repassados a partir de janeiro de 2017; e mais 3%, para fechar os 7%, seriam repassados a partir de abril do ano que vem.