O auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebe nesta terça-feira à noite especialistas para discutir como liderar diante dos desafios atuais. Entre eles está o consultor e coach Luiz Parzianello que vai focar sua palestra no papel dos líderes no processo de mudança em cenários desafiadores como os que as empresas estão vivenciando no atual momento.
– O modelo tradicional de chefia do tipo comando-controle não tem mais lugar em equipes formadas por profissionais do conhecimento atuando em ambientes complexos. Não estamos acostumados a lidar com a complexidade do cenário que estamos vivenciando. Portanto, não é mais suficiente continuarmos fazendo o que sempre fizemos nos últimos anos de nossas vidas – destaca.
Segundo ele, empresas cujos modelos de negócios estão em cheque ou cujos resultados estão aquém do que realizaram no passado precisam repensar seus valores, seus princípios, seus modelos e suas práticas de gestão. Ele defende que os gestores precisam se capacitar para atuar de forma efetiva neste novo cenário, mas não com os modelos hierárquicos tradicionais e preditivos da administração científica de um século atrás.
– Atrair, desenvolver e gerenciar profissionais do conhecimento se tornou um grande desafio envolvendo a busca por um propósito, a oportunidade de desenvolvimento de novas competências e a autonomia na atuação.
A remuneração, acredita, não é mais um elemento determinante na vida dos que realmente fazem diferença na vida de uma empresa. Em sua apresentação, Parzianello vai apresentar o modelo mental daquele que deseja se consolidar como um líder inspirador. Para Parzianello, não é mais suficiente continuar fazendo o que sempre foi feito nos últimos anos. A melhoria contínua passa a fazer parte do cotidiano das empresas, e não somente as operações básicas de negócios. Ou seja, além de planejar e executar, é preciso analisar, planejar, executar, verificar e aprender.
– Tenho visto muitas empresas que estimulam seus profissionais a operar continuamente suas atividades básicas e se esquecem de refletir sobre suas incapacidades e causas associadas. Sem análise não há planejamento adequado. Sem planejamento adequado não há execução apropriada.
O escoteiro e agilista Jorge Audy antecipa uma discussão relativa a mitos e verdades sobre as metodologias ágeis, relembrando valores, princípios e pilares das empresas da era do conhecimento.
– Vou debater habilidades e atitudes dos profissionais e times do século XXI, essenciais para fazer acontecer os métodos Lean, Lean Office, Scrum, Kanban e XP – destaca o professor da PUCRS.
Estratégias femininas
As mulheres que buscam liderança e novas estratégias terão um espaço exclusivo para debate na noite de hoje. A especialista em comportamento feminino Mileine Vargas vai falar sobre Mulheres no poder - estratégias para liderança. Dados do Sebrae indicam que mais de 52% do empreendedorismo no Brasil é formado por mulheres. De 2013 a 2016, as mulheres tiveram um incremento na sua renda em mais de 30%.
– Projetar pessoas passa por acreditar nelas. É fundamental que os dois lados estejam comprometidos com esse processo. É de mão dupla. É preciso humildade das duas partes, para aprender e para ensinar – acredita a mestranda em Educação.
Para Mileine as mulheres investem mais em formações e cursos de extensão e pós-graduação. Alerta, no entanto, que a independência financeira também gera conflitos em outras áreas da vida.
– O desafio está em manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.