Se os lojistas de Caxias tivessem que definir o clima ideal para a semana que antecede o Dia das Mães, a resposta quase unânime seria frio sem chuva. Felizmente, esse é exatamente o cenário observado nos últimos dias na Serra Gaúcha. A preferência por esse clima ocorre porque as temperaturas baixas estimulam a venda de itens de inverno, que contam com maior valor agregado. Já o tempo aberto, sem chuva, motiva passeios (e compras!) por ruas e shoppings.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Com um ambiente favorável para o comércio, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL) é de crescimento de 2% nas vendas do Dia das Mães na comparação com o mesmo período do ano passado. Uma projeção ainda mais otimista é impedida, claro, pela crise econômica e consequente perda do poder do compra dos caxienses:
– O clima tem ajudado bastante nas vendas. Nesses últimos dias antes do Dia das Mães, acreditamos que o movimento vai acentuar ainda mais – espera Ivonei Pioner, diretor da CDL.
No primeiro trimestre deste ano, o comércio caxiense contabilizou perdas de 15,3% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado e, no acumulado de 12 meses, a queda chega a 28,9%. Compensar tantos prejuízos é tarefa praticamente impossível em um curto período de tempo, mas o Dia das Mães vem ao menos amenizando o cenário:
– Conversei com muitos lojistas recentemente e todos estão bem animados, vendendo bem. O frio é determinante para muitos setores – relata Sadi Donazzolo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas).
O dirigente, que é proprietário da Jamile Calçados, ressalta que as baixas temperaturas influenciam principalmente as vendas do setor calçadista e de vestuário:
– Agora, por exemplo, estou vendendo muita bota, que é um produto de maior valor agregado. Então, mesmo que a gente venda quantidades menores do que os itens de verão, o resultado é positivo – explica Donazzolo.
Além de calçados e roupas, circulam na preferência dos consumidores caxienses para o presente de Dia das Mães itens como perfumes, joias e flores. Segundo Pioner, o tíquete médio de compra não deve passar de R$ 100.
Vendas de flores caem 30%
Os segmentos que não dependem tanto do clima – e assim não estão sendo beneficiados com o frio – não estão em clima de otimismo com a aproximação do Dia das Mães. Na Floricultura Kriativa, o estoque de flores destinado à data é 30% menor do que no ano passado:
– Projetamos um estoque 30% menor do que em 2015 porque essa foi a queda registrada no Dia da Mulher – explica Vera Lucia da Silva, proprietária da floricultura, acrescentando ainda que o tíquete de compra está menor neste ano do que nos anteriores.
Para driblar um pouco os efeitos da crise, Vera investe em arranjos inovadores e também nas vendas pela internet. Outra aposta é o atendimento durante todo o próximo sábado e até mesmo no domingo (até as 13h) para quem deixou o presente para a última hora.
Novas vagas em Farroupilha
Destino frequente de lojistas e consumidores quando o frio aparece, os centros comerciais de Farroupilha comemoram a chegada do frio intenso. Somente na última segunda e terça-feira, as lojas de shoppings atacadistas contabilizaram mais de mil empresários que vieram à cidade procurar malhas para vender em seus estabelecimentos, conta Cladir Bono, presidente do Sindilojas de Farroupilha:
– Estávamos em uma fase pessimista nos últimos tempos, devido à crise, mas as últimas semanas deram uma injeção de ânimo no setor – ressalta.
O bom momento tem gerado até mesmo oportunidades de emprego em lojas de Farroupilha. Segundo Bono, 38 postos de trabalho abriram recentemente devido à movimentação que o frio trouxe:
– Tínhamos fechado 46 vagas no final do ano passado e início de 2016. Então essas oportunidades novas não compensaram os prejuízos recentes, mas estão amenizando muito.
Segundo Bono, lojistas de todo Estado e também de Santa Catarina vêm comprar itens na cidade. Consumidores de toda a região também marcam presença nas lojas de varejo da cidade. Bono ressalta que, agora, a torcida é para que as temperaturas se mantenham abaixo dos 20ºC.