Um consumidor mais retraído nesta Páscoa, apostando em comemorações em família, mas com pouco chocolate. Esse é o retrato identificado pelos empresários consultados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que divulgou neste domingo o balanço de vendas para a data.
Os dados não são nada açucarados: em volume físico, a venda de ovos de chocolate caiu 14% em relação à Páscoa de 2015, confirmando a tendência de um cliente mais consciente com o momento econômico, com as demissões e com receio de endividamento.
Muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes e coelhinhos, para agraciar as crianças e familiares. Sabendo que os negócios fracos resultariam em promoções às vésperas da data do Coelho, 40% dos consumidores deixaram as compras para a última hora.
"Nos três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%, e algumas lojas conseguiram fazer promoções do tipo 'compre um e leve dois' em determinadas marcas", detalha o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Mesmo assim, em média, o preço de ovos de chocolate subiu 15%. Uma das apostas dos supermercados gaúchos para a Páscoa, as caixas de bombons tiveram vendas frustrantes, com queda de 5%. Outro produto típico da data, as colombas pascais, registraram procura semelhante à do ano passado. Já a comercialização de pequenos tabletes de chocolate e de balas cresceu 2%, reforçando a tendência de produção de cestos caseiros.
No total, os supermercados comercializaram 7,6 milhões de ovos de Páscoa e 5,8 milhões de caixas de bombons em todo o Estado. Pesquisa realizada pela Agas em fevereiro mostrava que cada consumidor pretendia presentear em média quatro pessoas nesta Páscoa.
Será que esse número se manteve ou muita gente cortou presenteados da lista na última hora?
Economia
Caixa-Forte: Venda de ovos de chocolate cai 14% nesta Páscoa
Muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes e coelhinhos
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