Atentas à queda do poder de compra dos consumidores, as indústrias do setor de chocolate diminuíram o tamanho de boa parte dos ovos e outros itens de Páscoa neste ano. A estratégia visa contemplar a parcela cada vez maior da população que não quer abrir mão de presentear, mas também não pode comprometer o orçamento. Em algumas redes, é possível até encontrar opções de ovos e coelhos pequenos com valores próximos de R$ 2.
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Mesmo com essas e outras alternativas de venda, a queda geral na comercialização de Páscoa deve ser inevitável, já que o tíquete de compra será menor. O desempenho projetado nos supermercados caxienses é de baixa de 5% a 10% neste ano, aponta o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros). Resultado semelhante é esperado em todo Estado, já que uma pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) revelou expectativa de prejuízos em 7,1% nas vendas de ovos de chocolate.
- Além da situação econômica ser desfavorável, a Páscoa neste ano vai cair no final do mês (27 de março), período que é mais complicado para vender - lembra Eduardo Slomp, presidente do Sindigêneros.
Conforme a Agas, os chocolates mais tradicionais, como bombons e barras, devem ser os destaques nas comercializações. Slomp, porém, lembra que esses itens venderam menos que o esperado no Natal, o que mostra uma tendência de retração também nesse segmento.
Para driblar o calendário e o cenário desfavoráveis, alguns supermercados já exibem as tradicionais parreiras de chocolate. No Big de Caxias, por exemplo, os primeiros ovos começaram a chegar ainda no início da segunda quinzena de fevereiro, enquanto muitos pretendem apostar na Páscoa apenas quando faltar um mês para a data festiva.
A antecipação da decoração, juntamente com estratégias flexíveis de pagamento (como parcelamento sem juros no cartão), motiva a rede projetar crescimento neste ano. Na contramão das expectativas gerais, o Big espera alta de 30% na linha regular de chocolates e de 20% nas vendas de ovos infantis.
Ovos menores e prejuízos maiores
Supermercados de Caxias projetam queda de até 10% nas vendas de Páscoa
Indústrias do setor de chocolate diminuíram o tamanho de boa parte dos ovos neste ano
Ana Demoliner
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