Embora a qualificação profissional sempre tenha sido importante na hora de conseguir um emprego, atualmente esse diferencial virou pré-requisito. Com a escassez de vagas no mercado e o fechamento cada vez maior de postos de trabalho em Caxias (cerca de 14 mil somente em 2015), dificilmente um currículo sem atrativos conquistará as poucas oportunidades que aparecem. Atentos a esse cenário, os caxienses estão arregaçando as mangas: muitas opções profissionalizantes estão registrando crescente procura neste início de ano.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por exemplo, a busca por cursos em janeiro deste ano foi a maior dos últimos 24 meses. O resultado surpreende ainda mais levando em conta que no último mês a entidade esteve em férias por 10 dias, então essa procura expressiva foi registrada em um período de apenas 20 dias.
- Percebemos que cerca da metade dos inscritos está sem trabalho e a outra metade quer garantir o emprego, se atualizar, dar uma reforçada no currículo - explica o diretor executivo da entidade, Victor Hugo Gauer, lembrando que a CIC oferece mais de 50 opções de cursos que vão "do chão de fábrica até cargos de gestão".
Na unidade de Caxias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a busca por qualificação também surpreendeu. O curso de técnico em Administração teve tantos candidatos inscritos neste início de ano que a instituição está oferecendo uma nova opção, dessa vez em auxiliar administrativo, para os interessados excedentes.
As qualificações em área de gastronomia e saúde, conforme Bianca Colossi Grazziotin, gestora comercial da unidade de Caxias do Senac, despontam em meio à retração. O curso de técnico de enfermagem oferecido pela entidade inicia somente no segundo semestre e já está com turma lotada. As opções de confeiteiro e padeiro também ficaram sem vagas meses antes das aulas começarem.
- As pessoas estão aprendendo a dar mais valor para seu dinheiro nessa época de crise, a refletir onde devem investir. E a qualificação é sempre uma opção importante _ analisa Bianca.
A busca por profissionalização deve se intensificar ainda mais na próxima semana. Historicamente, relata Bianca, a procura aumenta expressivamente após o Carnaval.
Cursos demonstram interesse
A aposta em qualificação faz, sim, toda a diferença na hora da seleção de profissionais. É isso que garante Ana Maria Costa, diretora da Opus Recursos Humanos. Ela destaca que um currículo reforçado demonstra interesse do candidato em se manter no mercado:
- O profissional mostra estar preparado e, principalmente, interessado pela vaga.
Conforme Ana, muitas pessoas desistiram de cursos de longa duração, como faculdades e pós-graduações, devido à retração do mercado e o medo de assumir longas dívidas. Embora a medida seja necessária em alguns casos, ela conta que a desistência está sendo observada pelo mercado e pode ter consequência:
- Quem está no mercado precisa estar se qualificando, sempre. Agora, nesse momento de poucas vagas, mais do que nunca.
'Ou você se atualiza, ou então desaparece'
Investir em qualificação apenas quando o negócio vai mal ou então quando está sem emprego é um erro frequente. Para evitar cair nessa armadilha, algumas empresas contam com estratégias frequentes de atualização profissional, como é o caso da NL Suporte à Gestão. Há 35 anos no mercado, a companhia participa anualmente de feiras e aperfeiçoamentos no mundo todo.
- No nosso meio, ou você se atualiza sempre, ou desaparece - ensina Nelço Tesser, que é sócio-proprietário da NL juntamente com Lurdes Manosso.
A empresa também incentiva os funcionários a participar de qualificações em entidades parceiras. No mês passado, quatro funcionárias fizeram cursos que a CIC ofereceu.
Andresa Argenta, que trabalha com prospecção de clientes, está há seis meses na empresa e participou de aulas de dicção e oratória. Ela iniciou como estagiária e foi efetivada recentemente:
- Esse é meu primeiro emprego, então acho bem importante ir incrementando meu currículo quando possível.
A analista financeira Marla Parlow Brun fez um curso de endomarketing e destaca que as aulas foram bem proveitosas, com muitos exemplos práticos que podem auxiliar na solução de problemas. Além de Andresa e Marla, as consultoras de aplicação da NL Linda Sartori e Adriane Vazatta também já buscaram atualização neste ano.