Uma reunião a portas fechadas entre o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, a diretora de Recursos Humanos da Robertshaw, Kecy Ceccato, e outras lideranças políticas acontece na manhã desta sexta-feira, no hotel Blue Tree Towers, em Caxias.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Por meio de nota enviada pela assessoria de impressa, a empresa diz que nos últimos anos vem passando por um processo de consolidação mundial visando concentrar as atividades em poucas unidades industriais. Esse processo foi também realizado em outros países onde a companhia atua com a finalidade de garantir a sustentabilidade dos negócios no longo prazo.
Caixa-forte: Robertshaw investirá R$ 60 milhões em Manaus
Esse foi o real motivo do fechamento da unidade de Caxias do Sul. Toda a produção companhia permanece concentrada nas unidades de Manaus (AM) e de Vacaria (RS).
- Manaus será a principal unidade de produção mas não terá qualquer incremento por conta do encerramento de Caxias do Sul. Essa decisão foi tomada após alguns estudos de viabilidade econômica e levou em considerações vários fatores econômicos e logísticos- diz a nota.
A nota informa ainda que há cerca de um ano a empresa comunicou o encerramento da linha de termostatos em Caxias do Sul (o que representava praticamente 90% da produção) e, em nenhum momento, cogitou-se introduzir uma nova linha de produtos.
Segundo a assessoria, na quinta-feira, a Robertshaw fez o anúncio oficial de forma a dar total apoio aos seus funcionários. Para tanto, disponibilizou profissionais (especialistas em transição de carreira, psicólogos), materiais sobre os desligamentos e ofereceu a oportunidade para esclarecimentos de todas as dúvidas.
- Infelizmente, devido à orientação do Sindicato dos Empregados Metalúrgicos de Caxias de Sul, a maioria dos funcionários não aceitou o convite da empresa e, portanto, acabou não usufruindo dos serviços oferecidos - ressalta o comunicado.
A empresa garante que todos os direitos dos colaboradores serão respeitados e as verbas rescisórias devidamente pagas dentro do prazo legal. No início dessa semana a empresa iniciou as negociações com o Sindicato dos Empregados para oferecer benefícios suplementares aos previstos na lei, utilizando autoridades trabalhistas como mediadores.