Os produtores da Serra Gaúcha ainda contabilizam os estragos provocados pela geada do final de semana. Os maiores prejuízos foram registrados na manhã de sábado nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da geada
Em Flores, conforme a prefeitura, 90% do território do município acabou atingido pela geada. As culturas mais prejudicadas, depois das uvas, foram a do caqui, do pêssego e da ameixa.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Nesta segunda-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, Rudimar Menegotto, se reuniu com técnicos da Emater para traçar como será feito o levantamento das propriedades. Em um levantamento preliminar, pelo menos 10 regiões de Caxias foram atingidas, dentre elas os distritos de Vila Seca, Fazenda Souza e Vila Oliva. No município, os agricultores que se dedicam ao cultivo da uva também foram os que mais acumulam perdas.
Em Bento Gonçalves, houve perdas nos distritos de São Pedro e Vale dos Vinhedos. No município de Monte Belo do Sul, houve geada, mas os prejuízos não foram tão grandes quanto em Caxias e Flores.
De acordo com o técnico da Emater de Monte Belo do Sul, a neblina registrada nas manhãs de sábado e domingo impediu a queima das plantações.