As tarifas de energia elétrica da Rio Grande Energia (RGE) terão uma redução de 3,76% a partir desta sexta-feira. As novas tarifas foram atualizadas nesta terça pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A conta de luz dos clientes industriais será reduzida em 3,09% e a tarifa residencial, em 4,22%. Os novos valores refletem a redução do custo de aquisição de energia devido à incorporação da oferta das hidrelétricas que tiveram as concessões renovadas na Medida Provisória (MP) nº 579/2012.
A redução não foi maior devido a despesas apuradas em 2014 postergadas para 2015 para cobrir gastos com a geração termelétrica e a alta do preço da energia no mercado de curto prazo. Os cálculos da RGE indicam que a chamada Parcela A, que inclui os custos não administráveis pela concessionária, tais como os encargos setoriais, compra de energia e gastos com transmissão, tiveram impacto negativo em 11,58% nas tarifas.
Por sua vez, as despesas gerenciáveis, que se referem aos serviços prestados pelas concessionárias, como distribuição de energia, manutenção de rede, cobrança das contas, centrais de atendimento e remuneração dos investimentos, impactaram as tarifas em 3,50%. As novas tarifas serão impactadas também por componentes financeiros, referentes a despesas sem a devida cobertura tarifária e que agora serão repassadas à conta de luz dos consumidores. Isso terá um impacto de 4,31% no reajuste tarifário médio percebido pelos consumidores. Entre os principais municípios atendidos pela concessionária estão Caixas do Sul, Bento Gonçalves, Gravataí, Passo Fundo e Erechim.
Tarifa
Conta de luz na Serra Gaúcha terá redução de cerca de 4%
As novas tarifas foram atualizadas nesta terça pela Agência Nacional de Energia Elétrica, refletindo na cobrança da RGE
GZH faz parte do The Trust Project