O anúncio do HSBC de que restringirá sua presença no mercado brasileiro ou mesmo venderá suas operações a outros grupos também impactará na Serra Gaúcha. Em Caxias do Sul, o banco possui duas agências, totalizando 45 funcionários. Do total, 39 atuam na unidade centro (na Rua Garibaldi, 826 - perto do McDonald's) e seis na agência Imigrante (na Rua Sinimbu, 789).
Além disso, o HSBC também atua na região com uma agência em Farroupilha (oito funcionários), uma em Gramado (cinco bancários) e outra em Garibaldi (sete trabalhadores), o que totaliza uma equipe de 20 pessoas. Incluindo Caxias e região, então, seriam 65 bancários impactados pelos próximos passos da instituição financeira.
O Sindicato dos Bancários de Caxias e Região diz que trabalha em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) com a prioridade de manter os empregos.
- Como é uma medida que impactará no país, estamos aguardando o que acontecerá, já que parece que há três bancos interessados na compra, e faremos ações conjuntas com a confederação, as federações e a Comissão dos Funcionários para que esses trabalhadores sejam absorvidos e, se possível, as agências preservadas - afirma Vaine Terezinha Andreguete, coordenadora da Secretaria de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Caxias e região.
Embora não esteja entre os principais bancos com a atuação na cidade, o HSBC é considerado de porte médio e importante, pelo seu perfil internacional.
Economia
65 bancários do HSBC serão afetados na Serra Gaúcha
Em Caxias do Sul, o banco possui duas agências
GZH faz parte do The Trust Project