Desde a noite desta sexta-feira, Caxias do Sul sedia a 1ª edição do Startup Weekend na cidade. Considerado um dos maiores eventos mundiais de empreendedorismo, o encontro ocorre no Centro de Inovação e Empreendedorismo (Ciem) da Ftec Faculdades e tem duração de 54 horas consecutivas.
Os 70 participantes se dividiram em noves times na abertura do evento e cada equipe tem a missão de criar uma startup (empresa que busca explorar alguma atividade inovadora no mercado). Um júri irá escolher a vencedora na noite de domingo baseado em critérios como interação com o cliente e escalabilidade do negócio.
- Esse evento ocorre nesse mesmo formato em todo o mundo e está em Caxias pela primeira vez. Além de Caxias, temos participantes de Bento Gonçalves, Porto Alegre, Erechim, Santa Maria, Lajeado e várias outras cidades do Estado - conta Evandro Schenal, diretor do Ciem e organizador do encontro.
O objetivo dos participantes, de consolidar uma startup, se mostra viável pelo mercado e já foi atingido inclusive por empresas de Caxias. A Wikipass, que nasceu como uma agregadora de redes sociais, é um exemplo.
O CEO da empresa, Diego Boufleur, conta que a startup começou em 2012 e abrange hoje usuários de mais de 40 países. Atualmente a Wikipass passa por um processo de mudança, o que é bastante comum em startups, para se tornar uma agregadora de conteúdo.
A startup caxiense, que contou com cerca de R$ 1,6 milhão de investimento em sua primeira fase, conta com 12 investidores da região.
- Nenhum dos nossos investidores é do ramo de tecnologia. Temos empreendedores da indústria, advogado, médico... O que mostra que é possível trasnformar empresários tradicionais em investidores - destaca Boufler.
O segredo para isso, acredita, é montar um bom plano de negócio, elaborar um modelo jurídico claro e fazer uma apresentação com segurança. Além de Caxias e de outras cidades brasileiras, a Wikipass passará a atuar com um escritório no Vale do Silício, nos Estados Unidos, região considerada referência em alta tecnologia.
Inovação
Caxias sedia neste final de semana o Startup Weekend, na Ftec Faculdades
Cerca de 70 participantes de todo o Estado participam de várias atividades
GZH faz parte do The Trust Project