Que 2014 foi um ano desacelerado não é nenhuma novidade. Nesta quinta-feira, porém, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgaram os números que oficializam a retração: a economia caxiense fechou o ano passado com baixa de 7,3%. É o pior desempenho da década, superando até mesmo a crise mundial de 2009, quando o resultado ficou em queda de 5,1%.
A indústria, principal motor econômico da cidade, fechou o último ano com baixa de 9,5%. Em 2009, o setor tinha amargado queda de 9,3%.
- Além do 2014 complicado, prevemos um primeiro trimestre de 2015 com queda pesada no setor industrial. A indústria de Caxias produz bens de capital, que são considerados investimentos. Ninguém compra frota de caminhão e ônibus sabendo que a economia segue mal e que não há boas perspectivas - explica o diretor do Departamento de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani.
O comércio também encerrou 2014 no vermelho, com baixa de 9,7%. A queda foi estimulada, em boa parte, pela queda na indústria, já que o poder de compra do caxiense está diretamente ligado ao desenvolvimento do setor fabril. A massa salarial do segmento industrial encerrou o ano com queda de 6,9%, puxada pelas demissões e flexibilizações de jornada de trabalho.
- O comércio encerrou o ano como começou: no vermelho. Como dependemos da indústria, também estamos sem expectativa de melhora para os primeiros seis meses do ano - destaca Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL.
Serviços foi o setor que se saiu melhor em 2014, embora também tenha apresentado queda. O desempenho do segmento fechou em baixa de 1,8%.
Recessão
Economia de Caxias fechou 2014 com o pior desempenho da década
Indústria, comércio e serviços encerraram o ano no vermelho
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project