Depois de apresentar constantes quedas de janeiro a junho, a economia caxiense fechou o primeiro semestre com desempenho negativo de 6,4%. Todos os principais setores (indústria, comércio e serviços) acumularam prejuízos nos seis primeiros meses do ano. O balanço foi divulgado na tarde desta quinta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Em junho, a queda da economia foi de 1,1% na comparação com maio, mas em relação ao mesmo mês do ano passado a baixa é bem mais expressiva: 10,6%. O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, destaca que a economia de Caxias do Sul vem desacelerando em um processo contínuo que caracteriza recessão, já que o indicador de 12 meses é de - 2,6%.
- A tendência é de a economia continuar apresentando índices negativos, uma vez que não houve mudança significativa na atual política econômica - observou.
O comércio lidera os dois rankings negativos: é o setor que mais caiu em junho (-9,9%) e no semestre (-10%). Em junho, serviços foi o único setor que ficou no azul, com alta de 2,5%.
- O mercado de trabalho também se ressente da queda na economia e perde força a cada mês que passa, o que preocupa ainda mais o setor do comércio, estritamente dependente do poder aquisitivo e da capacidade de compra da família brasileira, sobretudo da caxiense - destaca Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL.
A indústria, principal setor econômico de Caxias, apresentou queda de 0,3% em junho e acumula perdas de 6,5% no ano.
No vermelho
Economia de Caxias fecha primeiro semestre com queda de 6,4%
Todos os principais setores acumularam prejuízos nos seis primeiros meses do ano
GZH faz parte do The Trust Project