O até então secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Luis Carlos Ferreira, o Luizão, assumiu a presidência da entidade até outubro. Natural de São Francisco de Paula, Luizão, 48 anos, integra a direção do sindicato desde 2002. Ele é soldador e montador na empresa San Marino Neobus há 14 anos.
A mudança foi necessária porque Assis Melo se licenciou nesta terça-feira do cargo para poder concorrer a reeleição para a Câmara dos Deputados. Assis tentará mais um mandato pelo PCdoB.
O vice-presidente da entidade, Leandro Velho, que assumiu o posto do sindicato nas outras vezes que Assis estava licenciado, não pôde ocupar o cargo desta vez. Isso porque ele também irá concorrer a uma vaga - no Legislativo Estadual - pelo mesmo partido.
A categoria, atualmente, está em fase de negociação de dissídio. O sindicato dos trabalhadores pede reajuste de 13,5%, além de cláusulas sociais, como redução da jornada de trabalho e equiparação salarial entre homens e mulheres. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) deve apresentar a primeira contraproposta na semana que vem.
No ano passado, o primeiro índice sugerido pelo sindicato dos trabalhadores foi de 14%, enquanto a contrapartida do Simecs era de 6,95%. As negociações se arrastaram por semanas e o reajuste foi fechado em 9,5% no final de julho.
Novo comando
Luis Carlos Ferreira, o Luizão, assume a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias
Assis Melo e Leandro Velho se licenciaram da entidade para disputar eleições
GZH faz parte do The Trust Project