A disputa de promoções entre as operadoras de telefonia móvel está gerando um fenômeno cada vez mais comum: a compra de mais de uma linha móvel por um único consumidor. O movimento se intensifica com a diversidade de aparelhos disponíveis no mercado compatíveis com mais de um chip. Basicamente, o consumidor percebeu que para obter certos benefícios de uma operadora, não há necessidade de abrir mão das vantagens da outra.
O acúmulo de números telefônicos pode ser constatado na densidade calculada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conforme dados da agência reguladora, são 134,56 linhas móveis para cada 100 habitantes na área do Estado que engloba o código 54. A região contempla cerca de 150 municípios, sendo que Caxias lidera o ranking de representatividade do território.
Além de sinalizar que há muito mais linhas móveis do que habitantes na Serra, o levantamento da Anatel aponta ainda um aumento de quase 5% na densidade de números telefônicos de 2012 para 2013. Ou seja, adquirir mais de um chip tem virado tendência no mercado.
Uma das pessoas que adotou essa prática foi Simone Farias, 27 anos. Com o celular munido de chips da Claro, da Vivo e da Tim, a manicure aproveita as promoções de cada uma das operadores.
- O da Claro uso principalmente para falar com meus pais, em Foz do Iguaçu (PR), já que é oferecido descontos para chamadas de longa distância. O da Tim é interessante porque eu só pago a primeira ligação do dia para número fixo, as outras são de graça. O da Vivo também tem umas vantagens interessantes, como descontos em torpedos e chamadas mais em conta - conta Simone.
Para as clientes da manicure, os vários números também são vantajosos. Na hora de passar o contato dela para agendamentos futuros, Simone já atenta para transmitir o que for da operadora compatível:
- É preciso checar qual a operadora, pois, com a portabilidade, apenas o número do telefone não deixa isso claro, como antigamente. O único problema de ter várias linhas é que às vezes você liga e a pessoa não reconhece o número, porque salvou outro. Mas isso não é nada perto das outras vantagens - acredita Simone.
Embora lembre de cabeça apenas dois dos três números que possui, a manicure já pensa em ampliar a quantidade de linhas que possui.
- Vi que a Oi está com umas promoções bem boas, acho que vou acabar indo pro quarto chip - diverte-se.
Mais chips, menos gastos
Compra de mais de uma linha móvel vira tendência em Caxias para aproveitar descontos de várias operadoras
Conforme dados da agência reguladora, são 134,56 linhas móveis para cada 100 habitantes na área do Estado que engloba o código 54
GZH faz parte do The Trust Project