Para um empreendimento do comércio evoluir é importante que os empresários lembrem de três máximas: não retirar nunca valores da empresa, comprar e vender bem os artigos da loja e dar extrema atenção aos Recursos Humanos. As dicas para os comerciantes foram dadas na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda por quem entende do assunto: Adelino Colombo, fundador e diretor-presidente da maior rede de varejo do Sul do país.
O encontro ocorreu em alusão ao Dia do Comerciante, que será comemorado nesta terça-feira. Colombo palestrou sobre sua experiência empresarial e a trajetória da rede que atualmente conta com mais de cinco mil funcionários espalhados por 255 lojas em três Estados.
O lado empreendedor de Colombo teve início aos 24 anos, quando ele adquiriu, juntamente com outros dois sócios, o armazém onde trabalhava desde os 17 anos. Na época o empresário precisava de 100 mil cruzeiros para adquirir uma parte, mas tinha apenas três mil. Mesmo assim, ele aceitou o desafio e pediu ajuda aos familiares:
- Se ficasse pensando que seria difícil, não teria comprado. Por isso, penso que é preciso também ter coragem para empreender.
Desde 1959, Colombo destaca que passou por vários desafios conforme o momento econômico do país. Na década de 1960, por exemplo, a inflação retraiu as vendas e, mais recentemente, a rede vendeu 65 lojas situadas em São Paulo e Minas Gerais. Segundo o empresário, a negociação ocorreu pela dificuldade de mão de obra nos Estados e também pelas fortunas que os concorrentes gastam em propaganda.
- Claro que ninguém gosta de dar um passo para trás, mas fizemos um ótimo negócio - explica.
No último semestre a Colombo inaugurou cinco novas lojas, e novos quatro pontos de venda devem ser abertos até o final do ano. A loja virtual representa 20% do faturamento da empresa. Segundo Adelino Colombo, as compras pelo site crescem cerca de 25% ao ano. Atualmente, a rede conta com dois milhões de clientes ativos.