Ao perceber, há 20 anos, que muitos caxienses estavam indo para Porto Alegre para passear e fazer compras em algum shopping, os proprietários da Casa Prataviera, loja de seis andares que comercializava tecidos e aviamentos no coração da cidade, decidiram apostar na ideia de transformar o empreendimento em um mix de lojas, serviços e lazer. Nascia, então, o primeiro shopping de Caxias e, com ele, uma nova forma de consumo que impactou todo o setor varejista.
O fascínio do público pelo Prataviera ia além da escada rolante, que era uma grande novidade na época. Pela primeira vez, o caxiense pôde também ter acesso, em um só lugar, a variadas opções de produtos e gastronomia num ambiente seguro e aconchegante, características comuns dos shoppings que passaram então a se proliferar na cidade, até culminar com a chegada dos dois maiores empreendimentos do setor: Shopping Iguatemi (1996) e San Pelegrino (2010).
Os horários de atendimento, a facilidade de estacionamento e as ações mercadológicas conjuntas entre as lojas são outros atrativos importantes dos shoppings, destaca Rafael Bittencourt, diretor geral da Faculdade La Salle Caxias e professor de pós-graduação nas áreas de estratégia e mercado. A possibilidade de atrelar o momento das compras com atividades de lazer e gastronomia também é um ponto essencial.
- Muitas vezes o passeio no parque é substituído pelo passeio no shopping - exemplifica Bittencourt.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e professor da disciplina Administração de Vendas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Ivanir Gasparin, destaca que, embora o comércio de rua siga forte na cidade, os shoppings mudaram a mentalidade dos lojistas caxienses. Algumas marcas tradicionais, por exemplo, se mantiveram no Centro, mas abriram filiais nos empreendimentos.
- Os shoppings causaram uma readaptação não só das lojas, como também dos supermercados, padarias e farmácias. Preocupações com conforto, horário e estacionamento se intensificaram em todos estabelecimentos - destaca Gasparin.
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