Devido à intensa neblina, pelo menos 11 aeronaves que pousariam no Aeroporto Salgado Filho aterrissaram no Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, na terça e quarta-feira.
A mudança de rota foi uma solução ao fechamento do terminal de Porto Alegre.
Conforme o administrador do aeroporto caxiense, Marcos Arguelles, cinco voos foram transferidos na terça-feira e outros seis pousaram na manhã desta quarta-feira. As aeronaves vieram de Campinas, São Paulo, Guarulhos e Curitiba.
O aeroporto de Caxias, lembra Arguelles, não é o único que está recebendo aviões que deveriam pousar em Porto Alegre. A alternativa escolhida depende do plano de voo de cada companhia. Em Caxias, por exemplo, 10 dos 11 voos recebidos eram da Azul e o outro era da Gol, ambas companhias que já operam na cidade.
Além dos seis voos alternados, conta Arguelles, outros sete pousos foram realizados no Hugo Cantergiani só na manhã desta quarta: três de aeronaves previstas diariamente, dois de aviões executivos, um de um cargueiro de baixo porte e outro de um helicóptero da Brigada Militar.
Arguelles destaca que, mesmo com o movimento bem acima do normal, a capacidade máxima do aeroporto ainda estava longe de ser atingida, o que mostra que a cidade tem plenas condições de receber mais voos do que os atuais 10 diários, entre pousos e decolagens.
- Temos uma equipe bem instruída e experiente para receber os voos. O pessoal do tráfego aéreo também é bem estruturado - explica Arguelles.
De acordo com o administrador, estima-se que cerca de 1,1 mil passageiros que deveriam pousar em Porto Alegre desembarcaram em solo caxiense e foram transportados à Capital pelas companhias por meio de ônibus. Com a reabertura do Salgado Filho, no final da manhã desta quarta, o tráfego aéreo em Caxias voltou a ser normalizado.